AMORES DIFUSOS, CONFUSOS, GRANDES AMORES

As coisas do coração são complicadas para muitos. Talvez pela criação, pelo temperamento ou por joguetes do Destino, seguidamente andarilhei pra lá e pra cá, sonhei demais ou fui atiçado por estranhas e poderosas forças ocultas. Nunca fui simples em tal seara. Defeito de fabricação? Como a grande maioria, tive várias namoradas e efêmeras paixões. Conheci mulheres maravilhosas, por muita sorte, e orgulho-me por isto. Relações de um mês ou de um ano tiveram o mesmo vigor e sempre me acrescentaram, de modo que devo muito à parceria feminina que pude construir ao longo da existência. Nunca houve uma melhor ou pior, pois tudo aconteceu no momento inevitável, apropriado ou nem tanto. A vida é assim, especialmente para almas errantes e corações inquietos. Quando me lancei num beco sem saída ou numa imensa e movimentada avenida, não foi por decisão racional, mas por caprichos e enlevos de uma personalidade forjada a facão. Ademais, é difícil controlar o poder vulcânico das emoções em muitas circunstâncias: no meu time é (ou era) assim. Dentre tantos amores, construí duas vidas sentimentais muito ricas. Com minha ex-mulher, paixão juvenil arrebatadora - de onde brotaram dois filhos extraordinários e, mais tarde, três netinhos - e com minha atual esposa, paixão madura, que me brindou com um enteado de sete anos de idade, ao conhecê-la. Se dei motivos à separação da primeira esposa, o que é praticamente certo, foi por minha natureza irrequieta e esvoaçante, jamais por falta de amor. Para certas pessoas, como eu, os caminhos existenciais foram assaz tortuosos. Como já disse, fui feito a facão. Com a atual parceira, o fluxo do tempo e das experiências empresta sustentação sólida aos sentimentos. Em todo caso, vale ressaltar que grandes amores, para determinados indivíduos, podem acontecer em meio à confusão de eventos e circunstâncias, sem qualquer prejuízo a sua integridade. Sejam quais forem as consequências. É complicado tentar compreender o tumulto de emoções de cada um, como igualmente complexo é ter noção do alcance das tentações e fantasias.