Tamarindo: benefícios e para que serve
(Imagem do Google)

Tamarineiro
 
Vejo  crianças confinadas em seus apartamentos, onde infelizmente as portas da  fantasia, da imaginação  são arrombadas pelas telas dos celulares, arrancando-lhes o que há de mais precioso, um pecado imperdoável a meu ver. Atualmente quando estão nas ruas, juntamente com os brinquedos eletrônicos, caminham  só com os olhinhos de fora, devido às máscaras com estampas infantis, sinônimas de tempos apreensivos, dolorosos ao entendimento de uma criança.

Esse  universo lúdico, fez-me lembrar do pé de tamarindo que havia em nossa casa, sinto o balançar de suas folhas sensíveis que davam asas à nossa imaginação: malmequer, bem-me-quer e assim íamos nos divertindo com aquelas folhinhas tão delicadas! Saudosista, fico a pensar  nessa árvore decorativa,  de porte majestoso, ornamentando  nossa meninice  ,   acolhendo a mim e a meus irmãos sob sua sombra fresquinha, oferecendo-nos seus frutos agridoces , imaginações  e risadas recíprocas.

Nessa época, não havia energia elétrica nas propriedades rurais do Centro Oeste mineiro, mas e a criatividade infantil? Quando chovia, a peneira entrelaçada de bambu, feita por papai, já estava à nossa espera, amparando as pedrinhas da chuva ( assim que falávamos, "pedrinhas da chuva") . Colhíamos os tamarindos e num piscar de olhos estava pronto o nosso suco: pedrinhas de chuva, polpas de tamarindo e açúcar. Essa iguaria era servida em copos  de alumínio estampando orvalho aos nossos olhos, um fascínio!

Passados tantos anos, lendo sobre os tamarineiros, aprendi que são originários das savanas africanas, embora com maior consumo na Índia. São usados no preparo de bombons, bolos, sorvetes, licores, xaropes, são também  antioxidantes, antiinflamatórios.  Usados também  pelos mexicanos e asiáticos como condimentos no preparo de pratos salgados, sopas, guisados. Dizem que seus chás são benéficos à saúde capilar, à  redução da pressão arterial e que as sementes processadas de seus frutos são utilizadas como goma (cola) para tecidos ou papéis. No Brasil, seu maior consumo está no Norte e Nordeste, tendo se adaptado facilmente  a essas regiões,  devido ao clima mais quente.

Li também que sua madeira é de excelente qualidade, resistente à ação dos cupins, utilizada na fabricação de móveis, brinquedos, pilões. Não me interessei por esse parágrafo, prefiro o tamarineiro cúmplice de minha infância , que me ofertou o melhor suco que já tomei em toda minha vida, deixando saudades de uma infância tão querida, longe do mundo televisivo, dos celulares que invadem as infâncias perdidas...




 
Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 21/08/2020
Reeditado em 21/08/2020
Código do texto: T7042433
Classificação de conteúdo: seguro