O aumento da Pandemia no Brasil (12)

A vida vegetal e animal é a tecnologia mais avançada que existe no Universo, e aqui na Terra como a conhecemos surgiu há cerca de 3,5 bilhões de anos. A vida para se manter depende da luz solar, nutrientes orgânicos, oxigênio, água e clima. Cerca de 10% da população não acredita na existência de um Criador ou criadores, e que a vida surgiu acidentalmente.

Grosso modo, a célula é a base da vida vegetal e animal, pois é programada para fabricar todos os nutrientes necessários à vida, e onde estão contidas as informações para a formação de um órgão e de todo um corpo. O DNA é um ácido desoxirribonucleico fixado em 02 fitas microscópicas que chegam a dois metros no núcleo das células. Os 46 cromossomos 23 XX (mulher) e 23 XY (homem) é uma sequência de DNA que guardam informações. O DNA assim como RNA são compostos de ácidos nucleicos que carregam mensagens e comando para as células se reproduzirem e sustentarem a vida animal e vegetal.

O vírus é um resto de DNA ou RNA e carregam mensagens incompletas e precisam da energia de uma célula para se reproduzir. Em outras palavras, o vírus é um microrganismo adormecido contido de uma cerpa de DNA ou RNA protegido por uma capa de gordura ou proteína, e se classificam em Adenovírus, retrovírus, arbovírus, bacteriófagos e micofágos. Ou seja, são capazes de invadir fungos, bactérias, plantas e animais. Os vírus que causam problemas respiratórios são: a influenza, o rinovírus (mais de 100) e o coronavírus (2). A palavra vírus é de origem latim, e significa toxina e fluido venenoso. O vírus de computador é uma alusão ao vírus biológico por ser um parasita também.

Existem trilhões de vírus na Natureza, e cerca de 3.600 são conhecidos por causarem doenças. E com o aumento de lixo das cidades, a tendência é aumentar a quantidade de vírus. Os animais selvagens têm imunidade, assim como cães e gatos vira-latas. Nós, seres humanos, por sermos recentes neste planeta temos pouca imunidade; e de onde viemos (do Paraíso) não havia doenças para nos incomodar. O ato de cozinharmos nossos alimentos, fervermos nossa água e tomarmos banho regularmente diminui a nossa imunidade. Por isso, dependermos de remédios e vacinas para sobrevivermos.

O vírus ao se instalar numa célula causa a morte da mesma e infecção do tecido e órgão, e doenças fatais. Não há remédio que mata o vírus. O vírus ao parasitar uma célula se multiplica rapidamente e é o último a morrer. O vírus enfraquece o nosso sistema imunológico e abre as portas para muitas doenças sistêmicas, como sarampo, varíola, rubéola, meningite, poliomielite, Aids e pneumonia. Só os anticorpos podem destruir o vírus; e uma vacina induz a produção de anticorpos e fortalece a imunidade do nosso corpo.

Em meados de dezembro do ano de 2019, foi identificado na cidade Wuhan, na província de Hubei na China um novo coronavírus causador de uma nova pneumonia batizada de Covid-19, e que causou um surto na região, e apesar do isolamento radical imposto no País, o novo coronavírus chegou à Itália e em outros países da Europa, o que fez a Organização Mundial de Saúde classificá-la como uma epidemia. Em poucos meses a Covid-19 chegou a mais de 100 países, com milhões de infectados e milhares de mortes. E em 11-03, a OMS, a classificou como uma Pandemia, por se alastrar em todos os continentes.

Pelo visto, o novo coronavírus não surgiu na China, e a sua origem é desconhecida até o momento, pois foram encontradas amostras em esgotos de várias cidades antes da referida identificação. Os Estados Unidos é o campeão em casos confirmados e em mortes, e o Brasil é o segundo, e dificilmente serão ultrapassados. O Brasil por se manter no epicentro ou no topo da montanha pode alcançar os EUA em números de casos confirmados e de mortes e ser o campeão mundial. O novo coronavírus gostou muito do Brasil, por encontrar uma população carente e Saúde Pública deficiente, com falta de leitos, médicos e medicamentos; e com uma política corrupta e uma mídia partidária.

Em nosso país o novo coronavírus além de causar muitas mortes, arruinou a economia, com fechamento de empresas e aumento de desempregados. Com o isolamento social também veio o fechamento de escolas, universidades, parques de diversões, praias, bares, suspensão de atividades religiosas e culturais, de shows musicais e de competições esportivas. A verdade é que a Covid-19 se tornou um problema político e judiciário sem solução com ordens e desordens a todo momento; sem falar nas contradições médicas sobre medicamentos e tratamentos clínicos, e histeria da população onde ninguém mais pode pegar uma gripe ou resfriado que corre para o hospital, e por fim, filas quilométricas para a realização de testes de constatação do novo coronavírus. A pandemia diminuiu muitos relacionamentos sociais e afetivos, só não conseguiu diminuir a violência contra à mulher, os abusos contra crianças e a criminalidade. E os marginais até se beneficiaram com o uso de máscaras para protegerem as suas identidades. Enfim, precisamos evoluir em muitos quesitos.

Goiânia, 10-08-2020

Alonso Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 11/08/2020
Reeditado em 12/08/2020
Código do texto: T7032330
Classificação de conteúdo: seguro