​​​​​​______________________________________________




 
** Nas gavetas da memória


Nas gavetas da minha memória, abri uma por acaso, e nessa gaveta estavam guardadas as memórias da adolescência, uma fase muito gostosa da escola, deixou saudade.

Relembrando o passado, me vi lá nos idos de 1985, ensino  médio, no "Ordem e Progresso", centro de BH, rua da Bahia, época em que não conhecia e não sabia andar no centro da cidade. Conheci adolescentes de vários lugares de BH, pois, muitos moravam longe dali, desta forma eu tinha amigas do Saudade, Cachoeirinha, Santa Maria, entre outros lugares diversos. Foi uma troca boa e divertida. Estudar no centro da cidade tinha lá as suas vantagens, e, muitas vezes saíamos depois da aula para dar um rolé e conhecer um pouco o centro.

Foi assim que conheci o Mercado Central, ponto turístico aqui de BH, lugar cheio de coisas boas e de muita diversidade, tinha um pouquinho de tudo. Eita lugarzinho bom demais para passear!

A praça da Liberdade ficava a dois quarteirões da minha escola, e era o espaço onde fazíamos educação física, pois, não tinha espaço para isso na escola, e cá para nós, fazer exercício na praça, não tinha coisa melhor! E todas as sextas-feiras, depois da aula, íamos para a praça da Liberdade passear na feira de artesanato, muito conhecida e cheia de coisas bonitas de se ver, e, um lugar muito bom para as paqueras. 

O cinema era outra coisa boa do centro da cidade que nós soubemos aproveitar muito bem durante os três anos do ensino médio. Lembro uma vez que chegamos na escola e alguém deu a ideia de matarmos aula, porque as aulas do dia seriam muito chatas e tinha um filme muito legal passando no Cine Brasil, na praça Sete, e combinamos de sair logo de lá para pegarmos a sessão das duas, estava passando na época, lembro-me até hoje, " A hora do espanto", erámos mais ou menos uma turma de uns quinze alunos. Nossa, os professores devem ter se  perguntado:
___ Onde foi parar todo mundo! -  rsrsrs, debandada geral!

Enfim, lá estávamos nós ocupando umas duas fileiras do cinema, bem na parte de cima, lugar mais alto do cinema, para ter uma boa visão geral do todo. E como adolescente não ficava quieto, a algazarra tomava conta do local. A cada susto, lá vinha um escândalo geral da galera! Eu achei o filme mais engraçado do que assustador, mas o que valia mesmo era entrar no clima. Jovens com seus hormônios borbulantes em ação. Ah gente, foi muito divertido essa época da minha vida. Foram três anos, que voaram, mas que deixaram boas e alegres recordações. Sinto muita saudade desse tempo. Foi aí que aprendi a andar no centro da cidade, conhecer novos lugares divertidos, matar aula! Que vergonha! Mas que valeu super à pena, valeu! rsrsrs.

Hoje abrindo essa gavetinha especial das minhas memórias, resolvi viajar no tempo e no espaço para reviver tudo na memória. Curti muito as lembranças. A escola não fica mais no mesmo lugar, saiu do centro da cidade para o bairro, fica no Nova Gameleira, mas eu garanto, nós alunos daquela época fomos mais felizes, era divertidíssimo estudar no centro da cidade, onde tínhamos muitos lugares interessantes para ir, até mesmo museus, o centro é cheio de museus, histórias que valem à pena serem visitadas. O Cine Brasil fechou por quinze anos, e recentemente foi restaurado, se transformou no Cine Theatro Brasil Vallourec, não é mais cinema, é um espaço para shows, teatro e exposições artísticas. Em 2013, houve uma exposição belíssima lá, "Guerra e Paz", do grande Candido Portinari, obra grandiosa e fantástica. A feira de artesanato também mudou de lugar e hoje fica na Avenida Afonso Pena, uma das mais tradicionais da cidade.

Os amigos, com o passar do tempo, cada um tomou o seu rumo, vez em quando ainda vejo um, ou outro, mas o tempo acabou nos separando.

Bem, agora vou fechar essa gavetinha de memórias e deixá-la fechadinha para algum dia, no futuro, poder saborear novamente essa fase gostosa da minha vida.

 


______________________________________




 
Sandra Rosa
Enviado por Sandra Rosa em 01/08/2020
Reeditado em 01/08/2020
Código do texto: T7023323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.