AUMENTAR IMPOSTOS ?

Se você fizer uma pesquisa cuidadosa, seja por entidades internacionais ou nacionais, seja pelo critério que for adotado, o Brasil é infeliz destaque pelo percentual de impostos e taxas cobrados de seus súditos, com baixíssimo retorno em serviços e benefícios públicos. É até fora de moda, declarar que se é social-democrata e favorável a um Estado eficiente e adequado em tamanho, com servidores preparados, com remuneração condigna e sem extravagâncias. Os abusos e o amplo descontrole tornam mais difíceis a defesa da concepção. A falta de real compromisso com o progressivo encurtamento das desigualdades econômico- sociais é o problema crucial: discurso distante da prática. Assim tem ocorrido ao longo da história, sempre com pouca ênfase à educação e à saúde: um estádio de futebol dá mais prestígio político do que um hospital ou várias escolas. É só um pequeno exemplo. Aí, no meio de tanta disparidade e politicagem, surge uma pandemia e a aflição. Falta quase tudo. O despreparo científico global (sim, porque até os ditos países desenvolvidos são falhos) não encontra solução e é um “salve-se quem puder”. Abundam os “especialistas” de ocasião. Como não se pode mudar de planeta “que tudo pare e que ninguém saia de casa”. Quero assinalar que sou favorável ao resguardo e a uma quarentena correta. Mas o tempo vai passando e os problemas avolumam-se, por diversas razões, inclusive climáticas. A economia desaba, naturalmente. O desemprego, o encerramento de empresas, o truncamento de negócios e serviços ameaçam a vida de todos, ricos e pobres – bem mais esses. O que fazem os governos, com receitas fiscais em crise? Ora, o de sempre, propõem a criação de novos tributos, aumentando alguns outros. É como se a classe média fosse uma inesgotável fonte de riqueza e de serventia financeira. O rico mesmo tem seus tentáculos mundo afora, a gente já devolve anualmente quase a metade do que ganha ou perto disto. Há quantos anos não reajustam a tabela e as deduções do Imposto de Renda? Isto não é socialismo, liberalismo, social-democracia nem aqui e nem na China, é oportunismo descarado e expropriação inconsequente de uma fatia de trabalhadores que conseguiram juntar um pouco mais, como é normal em qualquer país democrático. Não há mais gordura para queimar, que sejam um pouco mais criativos e justos!