Minha nova profissão

Sou um estudante de Direito. É bem verdade que ainda estou no comecinho, o segundo período, mas, em breve (daqui há quatro anos) estarei na pista. Não contei para muita gente. Compartilho da ideia de que, se muita gente fica sabendo o que você está fazendo, parece que atrai más energias. Mas, por um descuido eu contei a um amigo.
-" Mas pra quê? Vai se forma com quarenta anos!!!"
Na verdade eu terei trinta e oito anos. E outra, o tempo vai passar de toda forma,e entre um dia e uma noite, se passou (ou passaram? Juro que vou ver uma gramática depois) cinco anos.
-"Mas, o mercado tem advogado até como balconista."
É verdade. Saturadíssimo. Milhares se formam a cada semestre. Mas, só passam na ordem em torno de 15% (quinze porcento) (abrindo outro parêntese: esses 15 porcento é chute. Um número simbólico que representa para mim um percentual pequeno, só isso. Acabei de pesquisar. O percentual varia de 11% a 26% dependendo do ano). É muito desafiador.
E, como a conversa se prolongava, eu resolvi fazer um exercício com o meu amigo e perguntei a ele se ele era um leitor da Bíblia. Ele disse que sim. Então comecei.
E, se Jesus não tivesse aparecido no exato momento em que a mulher adúltera estava prestes a ser apedrejada? Ele me respondeu que ela teria morrido. Então, perguntei qual foi o papel de Jesus. Ele respondeu que foi o de advogado. E continuei: E a história de Jacó, você conhece? Ele também respondeu que sim. Ele fez um acordo com seu futuro sogro de se casar com Raquel, mas o sogro o enganou e o fez ele se casar primeiro com Lia, para depois se casar com a sua amada. Sabe o que faltou a Jacó? Um advogado de família. E a Esaú, irmão de Jacó que foi enganado por seu irmão gêmeo e, ludibriando seu pai, recebeu a benção por usurpação? Faltou advogado de novo no caso. E Moisés? o que dizer dele? Foi adotado pela filha de Faraó, mas era um hebreu. E, como sabemos, pelo Direito não pode haver diferenciação entre os filhos naturais e os adotados, mas não foi assim. E, como se isso não bastasse, onde estava o advogado criminal quando Moisés precisou? Afinal, ele matou um homem! Mas, a vida deu uma reviravolta, e Moisés se torna representante de Deus e do povo Hebreu, um advogado!
E o probre jovem José, filho de jacó? Foi lançado numa sisterna e vendido como escravo a mercadores, por seus irmãos. E o que disseram ao pai: um animal o matou e o devorou! Mentira!!! Cadê a figura do advogado? José precisa ser defendido e seus irmãos presos por tentativa de homicídio e ainda dava para aplicar alguns dispositivos do ECA, uma vez que José ainda era menor de idade (o vulgo "de menor").
E Urias que teve a morte tramada pelo rei Davi só porque este queria ter a sua esposa. Ficou impune? Não!!! O profeta Natã levantou-se e proclamou os crimes do rei Davi. E o Espirito Santo? Ele é o nosso Paráclito. E o que isso significa? Ele é o nosso ADVOGADO!!!
Acredito que com todas essas referências o meu amigo tenha se dado por convencido da importância de um bom advogado.










 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 17/07/2020
Reeditado em 30/11/2022
Código do texto: T7008954
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.