Palavra Solta – Dona Guiomar Vito

Palavra Solta – Dona Guiomar Vito

*Rangel Alves da Costa

Dona Guiomar Vito, já na beirada dos cem anos, mas ainda em pé e firme na sua trajetória de luta, de tradições, de cultura. Mora no mato, nos afastados da cidade, mas bastando que um folguedo se assanhe pra ela chegar pertinho. E brincar, e cantar, e dançar, e rodar. Jamais terei sabedoria igual a ela. Ela dança samba-de-coco por cima de meus anéis. Ela dobra e redobra a embolada por cima de meus diplomas. Ela roda na roda, bate a mão, bate o pé, e eu sem sair do lugar. Ela tem palavra bonita e sorriso festeiro que faz humilhar minha altivez. Ela abre um livro de vida que nenhum outro livro jamais me ensinou. Ela silencia e no silêncio diz muito mais que o meu grito. Ela olha com um espelho tão profundo no olhar que logo se ressente o medo de ouvir: menino, menino! Ela bate as palmas da mão como eu não sei fazer. De sua voz ecoa a canção raiz, sai o canto ancestral, sai o retrato pulsante de terreiros dançantes, de tambores alegres, de poeiras alucinadas pelos compassos. E este sobrenome que carrega, este Vito de fulgor imemorial, é prova maior que se eleva em pedestal.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com