Autores

Perfil

Rangel Alves da Costa, filho de Maria do Perpétuo Alves e Alcino Alves Costa, nasceu a 16 de março de 1963, no município de Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano do São Francisco.
Aos 11 anos de idade, nos idos de 74, teve de deixar seu sertão para estudar na capital sergipana. Mas era um pé aqui outro lá, vez que um apaixonado pela terra, seu povo, suas histórias.
Essa propensão pelo conhecimento histórico fez com que cursasse História até o penúltimo período na Universidade Federal de Sergipe. Nesse mesmo período estudou Jornalismo na Universidade Tiradentes. Contudo, não chegou a concluir nenhum destes cursos.
Ainda estudava História e Jornalismo quando resolveu enveredar pelos caminhos do Direito. Prestou novo vestibular e ingressou neste curso na UFS, concluindo-o e se tornando advogado militante. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da Seccional da OAB/SE.
Atualmente advoga em escritório próprio e, ao lado dos ofícios jurídicos, se volta para o que mais gosta de fazer: escrever. E escrever muito, tecendo romances, crônicas, contos, poesias e textos com temáticas diversas.
Já publicou os seguintes livros: Todo o Sertão num só Coração - Vida e Obra de Alcino Alves Costa (biografia), Estórias dos Quatro Ventos (crônicas), Memória Cativa – O Sertão em Prosa e Verso, Sertão - Poesia e Prosa, Tempestade (romance), Ilha das Flores (romance), Evangelho Segundo a Solidão (romance), Desconhecidos (romance), Todo Inverso (poesias), Já Outono (poesias), Poesia Artesã (poesias), Andante (poesias), O Livro das Palavras Tristes (crônicas), Crônicas Sertanejas (crônicas), Crônicas de Sol Chovendo (crônicas), Três Contos de Avoar (contos), A Solidão e a Árvore e outros contos (contos), Poço Redondo – Relatos Sobre o Refúgio do Sol, Da Arte da Sobrevivência no Sertão, Estudos Para Cordel (prosa rimada sobre o cordel). Participou também da coletânea Gandavos - Contando outras histórias.
Possui outros livros prontos para publicação, dentre os quais Nas mãos de Deus: um romance de injustiça e Entre a Ficção e a História - O Cangaço Imaginário.
Mantém o blog Ser tão/Sertão (blograngel-sertao.blogspot.com) e colabora com artigos para o Jornal do Dia, de Aracaju. Diversos sites também publicam seus textos.