Stairway to Heaven (Escadaria para o Paraíso)


Stairway to Heaven (Escadaria para o Paraíso) é o maior clássico do lendário Led Zeppelin... dizem seus apaixonados fãs.  

Trata-se da incomum perfeição entre a letra mística e espiritualista de Robert Plant (vocalista) e os acordes do mágico da guitarra double-necked Gibson, Jimmy Page, um dos mais idolatrados roqueiros de todas as gerações.

Robert Plant foi considerado o melhor vocalista de heavy metal, pela revista americana Hit Parader: a voz rouca, os gemidos e requebros sensuais, os longos cabelos loiros, ondulados e esvoaçantes... arrastavam multidões em todos os cantos do planeta. Verdadeira histeria. 

A performance de palco, o carisma e a qualidade vocal de Robert Plant, influenciaram vocalistas da estirpe de Freddie Mercury (Queen) e Axl Rose (Guns N' Rose): um ícone do rock. 

Jimmy Page... é um capítulo à parte, no mundo da guitarra. Seus solos antológicos receberam inúmeros prêmios e citações, escolhido: o segundo melhor de todos os tempos, pela lista Gibson; o segundo, pela revista Los Angeles Times; o terceiro, na tradicional revista Rolling Stones; e o quarto, nos "100 Wildest Guitar Heroes", da Classic Rock.

Page tem o privilégio de ter sido introduzido duas vezes no Hall of Fame do Rock and Roll - como líder e guitarrista dos Yardbirds... posteriormente, mentor e guitarrista do lendário Led Zeppelin.

Robert era sensualidade e voz da banda; Jimmy a alma, a musicalidade, o improviso... os riffs da sua guitarra mágica embalaram a juventude roqueira. Os dois fizeram uma das parcerias mais espetaculares da história do rock. 

Assim, como muitos de minha geração, tornei-me fã de carteirinha do Led, especialmente das duas maiores estrelas: Robert Plant e Jimmy Page.

Passei anos ouvindo a beleza raríssima de "Stairway to Heaven" - marca indelével do rock progressivo e do movimento psicodélico.  Sobre o psicodelismo há muito a se dizer, entender, refletir, relembrar e celebrar. É uma das muitas variações do rock... aquela mais mística e espiritual.

Tem origem em São Francisco, Califórnia, lá pela metade dos anos 60. Nascido no oeste dos Estados Unidos, o movimento se expandiu para a Europa, Austrália e depois mundo todo, tendo adesão de muitas bandas de rock. 

No Brasil, os Mutantes foram a maior referência do psicodelismo... liderados pelos irmãos Baptistas (Arnaldo e Sérgio Dias), pela genial Rita Lee Jones, além do baixista Liminha.

As letras abordavam o cotidiano da geração, ansiosa por mudanças de comportamento e costumes: subjetividade, loucura, obsessão, alucinações, misticismo. O movimento é vinculado umbilicalmente à contracultura hippie.

"Stairway to Heaven" tem raízes no psicodelismo, embora, o Led Zeppelin seja mais lembrado por ser um dos pilares do "Heavy Metal": membro cativo da "Santíssima Trindade do Rock Pauleira", ao lado do Deep Purple e Black Sabbath. 

Nunca gosto de clássicos regravados. Terminam cópias mal construídas. Perdem o sentido, quando modificados estrutura musical e arranjos originais ou mesmo voz do intérprete. E, "Stairway to Heaven" é uma marca definitiva do Led Zeppelin. Mas, a "versão acústica" com violão, violino, cítara indiana e bateria, é de arrebatar coração... "parece coisa de DEUS!"

Celebridades costumam revelar que "Stairway to Heaven" é a música que marcou suas vidas: a mais recente delas, o ex-presidente dos EUA, Barak Obama

Bom... diante de tantas músicas comerciais e descartáveis, nos dias atuais, pergunto-me: "Como não ser saudosista?"


 
Antônio NT
Enviado por Antônio NT em 16/07/2020
Reeditado em 20/07/2020
Código do texto: T7007239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.