NOTAS SOBRE TEMPOS MODERNOS

- Abundância de clichês, cultura enlatada, palavras de ordem, pressa e paixão, mais as “catilinárias” da estação: muita pena. Palavras que se diluem em memórias sobrecarregadas e enfraquecidas. Quem escreve é só teimoso; se não é comercial, some facilmente do mapa.

- Desenvolvimento ilusório e paupérrimo, com pouca ciência, débil infra-estrutura, discursos surreais e competência abaixo da crítica. O homem chegou à lua e praticamente estagnou; por que a terra era azul?

- Lindas mulheres, de todas as idades, tateando no escuro, talvez perdidas em fantasias de infância ou, então, buscando recuperar, numa geração, a marginalidade de séculos. Muita confusão. Homens acanhados por tudo isto, com dificuldades de corte do cordão umbilical. Sem falar no desafio da economia nova: caiu o muro de Berlim, esfacelou-se a URSS, mas a “guerra fria” até parece que ficou entranhada no espírito de muita gente.

- Um Papa argentino, outro alemão, mas a Igreja Católica cedeu espaço nobre a outras tantas - que poderosas influências passaram a exercer no rebanho de fiéis e na política, modificando comportamentos.

- A Segunda Grande Guerra, a bomba atômica, a guerra do Vietnam, passaram praticamente a notas de rodapé. As besteiras do Afeganistão e do Iraque tomaram conta da história recente, como grandes referenciais: importante ressalva ao pavoroso atentado às Torres Gêmeas e ao Pentágono, por um bando estúpido de terroristas, esboçando uma diferente modalidade de conflito, em que também se desenha a possibilidade da guerra bacteriológica.

- O consumismo desenfreado e o afã pelo dinheiro acarretaram a crescente destruição do meio ambiente, que tem respondido com revoltas assustadoras de toda a ordem, ameaçando o equilíbrio humano e planetário.

- A China tem cerca de um bilhão e meio de habitantes, sob um Estado autoritário e regime econômico e social que sujeita trabalhadores a um mínimo de benefícios para a mais barata e competitiva produção de mercadorias que inundam mercados globais: e quando a realidade de agora mudar? De algum modo, já não está ocorrendo?