Rotinas, para sobreviver...



"Tudo tem um tempo determinado,
e há um tempo para todo o propósito
debaixo do sol." (Bíblia)




Nestes dias em que o isolamento acontece mais que o normal, durmo bastante, então preciso organizar a rotina, para colocar em ordem vários pontos da minha casa, para ficar mais limpo, organizado, aconchegante.

Os tapetes vão ao sol pelo menos quatro a cinco vezes na semana. É claro que minha ajudante é top, e não tem preguiça. E eu ensinei e ela não teima com meu jeito de querer organizar as coisas. Aliás, é boa para achar 'coisas' para 'jogar fora' rs; o que é ótimo, visto que com o passar do tempo vamos acumulando coisas e coisas, que não servem pra nada ou não usamos, porém ficam ali, ocupando espaço, deixando um ar de desleixo, abandono.

Pois é, estavam assim vários quartos aqui de casa. Aproveitar que não posso ficar passeando, e aproveitar o tempo que tenho, já que estou aposentada, foi mesmo unir o útil ao necessário, que está acabando a ficar agradável.

Hoje tirei o dia, depois de muita dor na consciência para fazer isso, porém uma preguiça mental me pegava e eu não fazia. Então tirei para organizar minha mesa, cheia de revistas, livros, papeis e papeis diversos, como recibos de pagamentos diversos, contas de luz, água, faturas de cartão de crédito, etc, tudo misturado, aguardando um tempo para a organização adequada.

E não é que consegui? O que estava mais a me preocupar eram os recibos de pagamentos relativos a minha declaração de imposto de rendas. Posto que tenho retenção de imposto em meu salário, tenho direito a restituir, se tiver os comprovantes com gastos com saúde, por exemplo, entre outros. Então perder é mesmo permitir que todo meu trabalho e esforço sejam jogados na lata do lixo do governo. E isso eu não posso fazer com meus direitos. Já que temos tantos deveres, tenho o dever de buscar o que é meu por direito. Então aprendi a fazer minha própria declaração de rendas, e descobri um monte de falhas, e quase não recebia nada. Mas fazendo a declaração corretamente, passei a ter direito de receber uma restituição que vale a pena o trabalho.

Nestes dias de 2020, onde as coisas estão sendo realizadas mais virtualmente, com isolamentos sociais, necessário ter uma rotina para não ficar com tempo ocioso, que pode ser utilizado para lazer, hobby, trabalhos domésticos, jardinagem, plantio de frutas e hortaliças, cuidado com a saúde, tirar um tempo para ler e escrever. E com isso tenho conseguido me ordenar para não ficar apenas no Recanto, pois tenho vários livros e revistas importantes e interessantes para ler. Inclusive eles podem me dar inspirações para escrever aqui.

É isso, organizando meu tempo, para não ficar muito tempo na frente do computador ou da televisão. Ficar mais tempo ao ar livre, no sol, mexendo nas plantas, colhendo ervas para meus chás. E no mais é isso ai. Aguardar as coisas voltarem ao normal.

Alguém reclamou comigo que agora estão tendo que estudar on-line, e eu disse que existe um preconceito com relação ao estudo virtual. Na verdade, a sala de aula tem muita encheção de linguiça e alunos e professores que só querem passar o tempo, porque lhes falta responsabilidade. Então tem muito mais conflitos no presencial que no virtual. E se o curso for sério, com tutoria, difícil não ter um bom resultado. E aluno que quer aproveitar e aprender, normalmente estuda sozinho, não precisa ficar sendo 'carregado'; nisso o curso virtual tem de vantagem. Todos podem olhar e fazer seus trabalhos. Mas colar fica mais difícil. De qualquer forma sou pela honestidade, que sempre segui. Estudar sempre. Colar, nunca. A consciência e o aprendizado agradecem e dão resultados importantíssimos na vida de quem faz assim. Eu sei!

E no mais, cada um por si, e Deus por todos. Um por todos e todos por um. Amar ao próximo como a si mesmo. Amar a si mesmo como se deve amar ao próximo. Nem mais, nem menos. Se eu não colo, logo, não passo cola. E quando tentei, levei bronca da professora; pelo menos fiquei livre do incômodo. Mas que fiquei vermelha de vergonha, fiquei. Mas cada um tem seus próprios métodos. E o meu sempre foi bem severo comigo mesma.

Boa noite! Deus nos abençoe com paciência, luz, saúde, calma! Tudo passa! Deus proverá! No tempo de Deus, se proverá! Amém!!! ;)...



 
Maria Tereza Bodemer
Enviado por Maria Tereza Bodemer em 22/06/2020
Código do texto: T6985088
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.