Como lidar com os adultos na quarentena?
Sim, essa é a pergunta. Fazendo uma pesquisa sobre os efeitos que o isolamento social causa nas crianças, o que mais apareceu como resposta a minha pesquisa foi: como lidar com as crianças... É muito comum encontrarmos matérias e até piadas falando sobre como é difícil "lidar com crianças" nesse período turbulento que estamos vivendo. Mas vocês já se perguntaram como é difícil para as crianças lidarem os adultos?
Vamos exercitar a nossa imaginação e tentar nos colocar no lugar delas por um instante: os adultos que moram com elas, de repente, se vêem presos dentro de casa, com o salário reduzido ou cortado, dividas chegando, o medo de ir ao mercado, vontade de sair pra beber com os amigos, brigas com o cônjuge, insegurança econômica, medo de perder ou de não conseguir emprego... Tudo isso que ameaça o mundo dos adultos, afeta diretamente o universo infantil, porém com um agravante, os adultos conseguem, muitas vezes, entender e filtrar esses acontecimentos, a criança, por sua vez, não entende até que ponto tudo isso que estamos vivendo pode colocar a vida dela em risco. Elas também sentem insegurança, por não saberem o que está acontecendo de fato, por não entenderem o tamanho do "monstro" que é o covid19.
As crianças também sentem saudade!
Saudade de seus amiguinhos da escola, dos seus avós e primos, de brincar na praça, de correr na rua, de tomar sorvete, de ir ao shopping ou a praia. Sentem falta de sair de casa! Enquanto nós adultos vamos ao mercado, e as deixamos em casa com alguém, pra não "pegar Corona Vírus", a criança fica em casa sem ver a rua, sem ver pessoas, com medo de que a pessoa que ela ama, que está arriscando a vida para ir ao mercado, pegue corona vírus. As crianças tem medo de perder as únicas pessoas que elas podem ter contato!
Elas se sentem sozinhas. E não adianta falar pra elas fazerem vídeo chamada não. Isso não funciona nem pra nós. Queremos estar com nossos amigos e parentes no mesmo ambiente. Quem aí já falou para alguém: "assim que acabar a Pandemia vamos nos reunir"? Todos nós estamos sentindo falta do convívio com as pessoas que amamos, e com as crianças não é diferente. Só que nós adultos estamos tão focados em lidar com essa pandemia sem surtar, que nos esquecemos de que os pequenos precisam lidar com isso também. Crianças tem sentimentos iguais aos nossos, ou até mais intensos que os nossos!
Além disso, muitos dos nossos pequenos estão sofrendo agressões verbais e/ou físicas de adultos que não estão "sabendo lidar" com a Pandemia e o isolamento social! Irritação, intolerância, tédio, ansiedade, medo, insegurança, saudade, tristeza, desespero, desesperança. Sentimentos que nós ficamos choramingando nas redes sociais, esquecendo que temos uma criança para ensinar a lidar com esses mesmos sentimentos! Sentimentos que, num coraçãozinho tão novo e inexperiente, podem ser intensificados muito mais do que podemos mensurar!
Nós já enjoamos de ler, de estudar, de assistir TV, de ouvir música, de dormir, e alguns até de comer! Outros não tem o que comer, nem com que se distrair. E ainda queremos exigir que as crianças lidem com isso numa boa? Sem surtar? Muito egoísmo da nossa parte, não é mesmo? É fácil pensar em como estamos nos sentindo, mas precisamos fazer um esforço real e significativo para compreender os sentimentos das nossas crianças! O futuro delas, sua saúde física e mental está em nossas mãos! A maneira com que vamos tratá-las marcará a vida delas para sempre! E que tipo de marca queremos deixar? Traumas ou boas lembranças? Fica aí o questionamento.