O encanto dos urubus

Sábado (16-05-2020), trafegava pela BR-060 município de Guapó, Goiás, quando vi em torno duma lixeira entrada para um condomínio de chácaras onde tenho uma de 3 ha, 10 urubus-de-cabeças-pretas, aves de rapina de porte médio, e parei para observá-los. A fêmea é um pouco maior, são monogâmicos e vivem de 10 a 30 anos.

São bonitos e inteligentes, com asas longas e largas que facilitam planarem nas correntes de ar, têm um pescoço liso que evita acúmulos de restos de comida e as narinas vazadas (bico perfurado) que facilitam a respiração, e são incapazes de caçar devido ao formato e tamanho de suas patas que dificultam agarrar as presas e dão pulinhos quando caminham, por isso preferem a carcaça de animais mortos onde os mais velhos têm prioridade na hora de se alimentar. Vivem em bando ou sociedade.

Notei ainda que são muito organizados e higiênicos, e se limpam o tempo todo, e não cantam, crocitam. E com a minha presença inoportuna alguns mudaram de posição, mas não debandaram, por estarem acostumados a nós seres humanos. Pensei comigo mesmo: Os urubus é que são espertos, pois além de voarem bem alto e contemplarem a Natureza, precisam de muito pouco para serem felizes, isto é, de animais mortos, e, ainda, são úteis à fauna terrestre como faxineiros.

No mundo há 07 espécies de urubus. No Brasil vivem 05 espécies, que são: urubu-rei, urubu-da-mata, urubu-de-cabeça-vermelha, urubu-de-cabeça-amarela e urubu-de-cabeça-preta. Têm uma excelente visão e olfato (100 vezes a de um ser humano); são capazes de ver um animal morto a 3 mil metros e altura e sentir o cheiro a 50 km de distância. Têm como predadores as jiboias e as sucuris. Os urubus estão invadindo as cidades, e por terem um suco gástrico potente são úteis na prevenção de muitas doenças como o Antraz ao eliminarem microrganismos contidos em carniças. Enfim, vamos conviver com os urubus, que só nos fazem o bem apesar da má fama.

Goiânia, 16-05-2020

Alonso Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 23/05/2020
Reeditado em 23/05/2020
Código do texto: T6955711
Classificação de conteúdo: seguro