Palavra Solta – amor de fotografia

Palavra Solta – amor de fotografia

*Rangel Alves da Costa

A gente nunca sabe a realidade que está por trás ou além da fotografia. Melhor assim. A gente sequer imagina o que se esconde atrás de tanto amor fotografado, postado e escrito quase assim: “Vejam como somos felizes, como nos amamos, como nascemos um para o outro!”. Ora, a pessoa posta o que quiser, mas sabemos que a fotografia bonita, com beijos e abraços, com declarações amorosas, nem sempre – ou nuca - refletem a realidade. Na foto o amor é imenso, é indestrutível, é a coisa mais linda do mundo. Mas será que é assim mesmo? Vivemos de conflitos, de estágios, de mudanças, e tais transformações afetam a vida, a profissão, o amor, tudo. Não estamos sempre bem. Não amamos sempre com o mesmo amor demonstrado na fotografia. Não somos sempre aqueles amantes de floreadas molduras. Somos de carne, de ossos, de suores, de sacrifícios, de alegrias, de dores e aflições. Somos angústia. Ou somos apenas felizes? Não. Não somos apenas felizes. Daí que a foto pode ser bonita, nela até demonstrar um Romeu e uma Julieta. Mas apenas retratos, instantes, momentos. Também choramos, também sofremos, também reconhecemos que não somos tão felizes como desejamos. Somos o dia a dia, somos uma guerra entre o sim e o não, somos muito além da fotografia. Existe amor sim, mas não revelado em sua verdade. O amor da mera suportabilidade e da aparência também pode ser fotografado.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com