Coronavírus, o que estou aprendendo

Apresentação:

Para os escritores vorazes que dedicam o prazer pela escrita, é bem provável que o tema “coronavírus” não poderia ficar de fora, principalmente a internet, que de forma barata dão informações de algo sem conhecer a fundo a causa, à não ser pelos índices baixos de mortalidade, que de certa maneira vem assombra o mundo.

Ao longo da minha vida, nunca passou pela minha cabeça que, a vida real nuns prega peças muito além da nossa imaginação, que chegaria a dar prejuízo nas bilheterias de todo o mundo. Uma coisa é certa, não temos controle nenhum sobre a nossa vida, quem dirá sobre uma epidemia.

Nas últimas semanas, o noticiário veio com força, relatando sobre o mais novo e por sinal ficou conhecido mundialmente, mais que muito artista talentoso, o “COVID-19”, ganhou e ainda continua sendo notícia no planeta terra. De tempo em tempo e de capa a capa, com tantas informações em cima de um tema, chego a acreditar que poder ser a extinção humanidade no planeta em que vivemos.

Por essas e outras notícias me fez pensar, o que estou aprendendo com tudo isso. Já não estamos vivendo em uma carreta, estamos vivendo em um “ANTOV 225 de informação” para informações chegarem mais rápidas, elas passam pelas nuvens. Resolvi relatar alguns aprendizados, do ponto de vista positivos e negativos.

Dedicatória:

Dedico e divido, este pequeno texto aos verdadeiros apaixonados da literatura, que de alguma forma tentam intender o mundo na sua essência sem conclusões precipitadas aos temas atuais que são abordados.

1. Projeção exponencial

De tudo que já aprendi no ensino médio, aprendi claramente a relação do eixo X com o eixo Y. Com o acesso a informação na palma da mão, talvez as pessoas sejam mais responsáveis e passam a compreender as coisas que as escolas tentou nos ensinar a décadas.

2. Isolamento social

A muito tempo, o ser humano vive concentrado no que pensa, não é à toa que inventamos coisas o tempo todo, em bora muitos inventores já foram considerar loucos e surpreenderam com as suas invenções, que as pessoas foram obrigadas a se adaptares com o tempo. De uns tempos para cá, nunca tivemos um aliado poderoso, chamado por muitos de internet (rede mundial de computadores), de certa maneira equalizou o jeito de ver o mundo, dando direito de comentar sobre o ponto de vista que passou despercebido por muitos jornalistas, aliás ninguém sabe de tudo nesta vida muito menos o dia de nossa partida deste plano.

Diante de tantos acontecimentos, o isolamento social não está sendo uma coisa do outro planeta “os ET’s vai atacar”, não é uma escolha e sim uma exigência para que o coronavírus perca a força e não se espalhe até que a situação se normalize. A mente humana foi feita para pensar, para criar, ela é capar de explodir se ficar no vaziou a gravidade zero. Por esta e outras razões o tema coronavíros também vai sendo estudado por contra própria pelos curiosos.

3. Home office

Escrever errado já não é mais um problema, somos monitorados pelo corretor ortográfico, com direto a gramatica, sem contar as infinidades de ferramentas extras no pacote office. As pesquisas já firam mais compreensível, o significado da palavra vem filtrada com feedback, se for o caso com tradução em outros idiomas. Nos distanciando ainda mais dos dicionários, não por desprazer, é sim, pela agilidade que a informação digital nos oferece.

Com tanta coisa que já aconteceu pelo mundo, sem que tivéssemos estudados a fundo, por exemplo: uma pessoa que iniciou sua empresa em uma garagem, dando a possibilidade ao ser humano de ver o mundo pela tela do computador, dentro do seu quarto e o mais incrível sem sair de casa, é um feito surpreendente para quem viveu aquela época.

A era da indústria teve paciência com o homem, no tempo em que, para mostrar a sua bravura, era preciso ficar trabalhando incansavelmente por horas, de preferência em pé, movimentando o corpo para não dar a entender que estava parado, com pequenos intervalos para tomar água, aproveitava para ir ao banheiro rapidamente, motivando o funcionário “em outras palavras”, que ele representa prejuízo para empresa. Infelizmente esta é a verdade nua e crua para os menos endinheirados.

Vivemos uma outra revolução, os robôs das fabricam apertam milhões de parafusos sozinhos em tão pouco tempo, com altíssima perfeição. Operadores humanos (Técnico de produção) sabem quando devem acelerar ou diminuir a linha de produção. Muitas empresas não aderiam a este sistema porque temos o governo pelo meio, ninguém quer perder a sua receita.

O trabalho em casa já está se tornando algo que veio para ficar, podia parecer loucura, iniciar uma empresa na garagem de casa ou quem sabe estudar por conta própria somente com leituras e escrita de programação. A nossa mentalidade é capaz de volta no tempo inconscientemente, resgatar as ideias inicias de quem foram boas para o futuro.

O tempo é rei, em todo é qualquer trabalho focado existe uma cobrança por trás, por este motivo a pessoa precisa está focada no objetivo, interferências externas podem atrapalhar o seu desenvolvimento em um projeto profissional (seja em casa ou no trabalho), o desgaste emocional faz com que diminuímos a produtividades e acaba fazendo coisas sem pensar, é um verdadeiro retrabalho de prejuízos.

4. Espiritualidade

Por milênio de anos, convivemos com a incerteza da morte, não tem data para chegar. Uma boa parte das pessoas, adiantam a chegada do Apocalipse, de algo que é muito difícil de prever, nem mesmo JESUS que morreu na cruz para nós salvar, não sabe desta data. Não duvido da escritura sagrada, que isso vai acontecer. No plano em que vivemos, tenho mais medo da tranquilidade do que da euforia, “o efeito manada”. As pessoas vão falando o que pensam sem saber o verdadeiro motivo real da situação, acabam falando bobagem que ficam eternizadas no futuro.

Aos que tem o verdadeiro reino de DEUS dentro do coração, não o crítico, levam a palavra de DEUS aos necessitados, com o intuito de pregar a salvação sem heresias ou ficar falando acontecimentos aterrorizantes do que vai acontecer ao que não se converter.

Definitivamente falando, defendo a tese que, quando Adão e Eva viviam no paraíso a convivência humana não tinha tanta preocupação. Por consequência da causa e efeito, fomos presenteados com a dor, que gerou arrependimento, vivemos em um presente constante com muito medo de morrer, isso faz com que adiantamos os sofrimentos sem existir, é algo que criamos em nossa cabeça.

Possa ser que eu esteja errado. Se comparamos um morador de rua que não tenha as condições básicas de higiene, com uma pessoa que tem um lar com acesso a internet. É bem mais provável que o morador de sua souber lidar com as dificuldades impostas pela circunstância de sua vida “sem muita preocupação”. Ao contrário do que nasceu e cresceu, com o mínimo de educação, teve acesso a internet “de alta informação”, é que não soube lidar com os problemas do caos implantado nas redes, ao conforto de sua casa.

5. Criadores de conteúdos

De tantas notícias falsas que se tornaram verdades, com o avanço da internet, uma pequena parcela ao rever os vídeos, passou a perceber que era feito de bobo de forma primaria, pode se dizer “Um adulto com mentalidade de criança que acredita no coelhinho da pascoa e no papai Noel”.

De tantas notícias que se tornaram verdade, “a quem duvide que o homem não chegou a lua”, são só opiniões que só quem viveu está façanha, pode descrever com mais clareza este feito da humanidade.

Diante de uma epidemia, o humor ainda continua sendo a válvula de escape para os dias de notícias ruins.

Os memes também tem aparecido bastante, cada pessoa faz da sua criatividade, a porta de entrada para o mundo globalizado, sem muitos efeitos especiais, mais que sorte passam a viraliza e ganha o mundo todo com a sua espontaneidade. Com estes acontecimentos me faz lembrar do Charlie Chaplin, o interprete com o seu cinema mudo, ganhava sorrisos do público sem citar uma só palavra em suas filmagens. Voltamos a fazer o que já se fazia no passado, de um jeito diferente com mais objetos no plano de fundo e transmitimos em tempo real com direito a compartilhamentos, um verdadeiro efeito exponencial.

Sempre tem aqueles que fazem uma brincadeira mais séria, se passam por médico em áudios de WhatsApp, pelo fato do seu poder de comunicação ser muito bom, acaba passando confiança nas pessoas, onde gera mais pânico. Tem notícias espalhadas por todo os lugares, possa ser que o que estamos passando seja mais um momento de adaptação do que estamos vivendo em relação a era da informação, claro que não podemos de descartar nenhuma hipótese dos viscos que podem ocorrer a natureza humana.

Escrevi uma parábola, Inspirado no filme Toy Story, para tentar descrever o pânico em que estamos criando.

Um certo dia, o jovem menino já adulto, preste a entrar na faculdade, foi orientado pela sua mãe de forma serena, que a vida com os brinquedos estava por um fio e precisava doar todos os brinquedos. Este jovem adulto teve que se desfazer de todos os seus brinquedos contra a vontade de sua mãe. Sozinho em seu quarto, a cada brinquedo que olhava tinha boas recordações da sua infância, aos poucos, um a um, ia colocando os brinquedos dentro do saco de lixo.

Naquela mesma noite, por sorte este menino resolveu esconder os brinquedos no Soton. Ao subir no primeiro degrau da escada, a luz da vizinhança acabou. O medo do menino de cair e se machucar era tanta, mas veio em sua mente que poderia ser zombado pela sua irmãzinha que já passava a compreender as surpresas da vida, resolveu ficar parado sem que ninguém percebesse o que estava preste a fazer.

Em um momento de amadurecimento de forma profunda veio em sua mente que guardar os brinquedos no soton não seria a melhor escolha, os brinquedos precisam alegras outras crianças outras crianças, dali em diante concordou com a proposta de sua mãe em pensamento. Logo em seguida o saco de lixo com os brinquedos escorrega de sua mão, percebeu que estava a um degrau do chão.

Mesmo estando em baixo ou em cima ou ate mesmo no escuro ou no claro. Somos obrigados a enfrentar novos desafios que a vida impõe. Os medos é a gente mesmos que cria, medo e dificuldades precisam ser eliminados constantemente da nossa vida, para seguir adiante em um novo caminho, precisamos ter a mente positiva com inteligência para supera-los e viver uma nova vida adulta.

6. Outros tipos de comprimentos

Letras e números são infinitas, a nossa mente tem mostrado que somos criativos diante das precauções, o jeito de cumprimentar é uma delas. A linguem corporal pode ser interpretada de variais formas, cada uma na sua cultura de origem.

7. O mundo globalizado

Já estamos falando as mesmas linguem corporal, dependendo do que se interpreta aqui, do outro lado pode ter uma conotação diferente, que pode ser interpretado como uma ofensa ou que sabe algo engraçado. De todos os acontecimentos, este está sendo a maior união mundial para combater uma epidemia que pode matar, a conta vai sair cara, aliás está sendo, isso reforça que trabalhar em um mundo globalizado, onde uma matéria prima depende de outro país, em um colapso, afeta todo uma linha de produção. Trabalhar com estoque não é uma boa, devido à incerteza das altas e baixas do dólar, empresas preferem trabalhar enxuta para garantir lucratividades nos seus negócios sem muito riscos.

8. Circut Breaker

Já diz a estatística, em uma queda de avião é mais fácil acontecer uma falha humano do erro tecnológico. O ser humano é finito com direito de repensar o que fez, ao contrário de um avião, que passa por manutenções e pode ter peças trocadas.

O sistema eletrônico não é bobo, conhece todas as jogadas é trabalha com dados humanos, principalmente com os noticiários interacionarias. O sistema eletrônico sabe com toda a certeza, quando o jogo deve ter um intervalo.

9. Queda da bolsa

O mundo parou e o gráfico da bolsa despencou. O dinheiro é feito de papel que garante o poder de compra, quem tem dinheiro de sobra investi no que pode dar retorno a médio e longo prazo, a quem encare isso como um jogo de vídeo game da vida real, pode se dizer um verdadeiro apostador que conta com um pouquinho de sorte.

Como já disse, o ser humano surpreende em todas as esferas. Seja pela terra, pelo mar ou pelo céu, o ser humano está lá, o dinheiro precisa circular. Mesmo estando longe, o apostador quer está por perto, para saber como o mercado está se comportando o mercado, tudo em tempo real pela tela do computador. A experiência é a que fica, são coisas da vida que a gente vai acompanhando, que passa despercebida por alguns, que vamos interpretando a nossa maneira de ser, com uma análise não muito criteriosa.

Tenho ouvido algumas teorias de que a bolsa da China e do Japão não teve, uma queda rápida em relação aos outros países.

A cultura Chinesa acredita no potencial do seu país, por isso eles não colocam tudo a perder, a economia Chinesa sempre esteve competindo com os mais fortes, a confiança faz com que as pessoas não desacreditem do seu país.

O Japão já está acostumado com terremos e evacuar em momento de risco calmamente. É bem provável que os japoneses estejam tirando um férias, ao lado de um jogo de tabuleiro.

10. Prêmios Nobel

As mentes brilhantes nesta hora, correm no espaço tempo em busca do que existe, que ate o momento se desconhece “a vacina contra o coronavírus”. Uma verdadeira corrida de velozes é pessoas furiosas porque são obrigadas a ficarem em casa. Este feito, está sendo o maior acontecimento mundial que foi capaz de para toda uma economia global, onde cada cidadão está aprendendo de forma pratica e didática, o papel de cada ministro na área da política (Saúde, Segurança, Economia, Cultura, Etc.). A voz é dada a cada Ministro referente a sua pasta, logo ali é explicado o plano de ação, expressando de forma clara e responsável a população. Neste momento seja a hora de repensar como se dar uma notícia a nação, para que os meios de comunicação não destorcem o que é algo sério e não deixe a população em pânico. Estamos vivendo uma revolução da informação.

Ate então, vivemos em uma rede de informações e de muitas opiniões, todos precisam de notícias para apurar os acontecimentos em cima da fonte “Ministros”, onde gera alguns desentendimentos precipitados, mais desinformações e pânico nas pessoas.

Depois que toda esta euforia acabar, podemos repensar e sermos mais consciência dos nossos atos, do que a desinformação é capaz de fazer com todo o mundo. Explicando sobre a importância da reciclagem do lixo “retornar para as fabricas e ser reutilizado”, os benefícios que isso contribui para a nossa saúde. O mundo precisa mudar com consciência é algo que vem de dentro para fora se colocando no lugar do outro.

Se o homem está sonhando em colonizar marte e tem meios para isso, precisamos rever os nossos comportamentos. Nos dias de hoje o menos desfavorecidos estão tendo os mesmos acessos que os ricos “informação”, isso reforça que a informação precisa ser mais responsável.

(Autor: Alex Leonardo da Silva.)

Alex Leonardo da Silva
Enviado por Alex Leonardo da Silva em 19/03/2020
Código do texto: T6891778
Classificação de conteúdo: seguro