Cidade Maravilhosa

Estácio de Sá (Santarém, Portugal, 1520-1567) veio para o Brasil em 1564 e nomeado capitão do navio de guerra Conceição por seu tio Mem de Sá (Coimbra, Portugal, 1500-1572), 3º governador-geral do Brasil, de 1558 a 1572, e com a missão de fundar a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e expulsar os franceses e índios das margens da Baia de Guanabara.

No dia 1º de março de 1565, num terreno plano cercado pelos morros Cara de Cão e Pão de Açúcar fundou a cidade de São Sebastião homenagem a São Sebastião, posteriormente teve o nome mudado para São Sebastião do Rio de Janeiro. São Sebastião é o padroeiro da cidade, que ficou conhecida como Rio de Janeiro ou simplesmente Rio. Quem nasce na cidade tem o gentílico de carioca, devido ao Rio Carioca que abastecia a então pequena cidade. Na língua tupi, carioca significa “casa de homem branco”, mas há controvérsias de historiadores. Em 1567, com apoio de tropas do governador e da capitania de São Vicente expulsou os franceses e índios, mas veio a óbito em consequência de uma flechada envenenada que lhe atingiu o rosto e vazou um olho.

A primeira capital do Brasil foi Salvador, Bahia, entre 1549 e 1763. O Rio de Janeiro foi a capital da colônia portuguesa do Estado do Brasil (1763-1815, do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889), e da República dos Estados unidos do Brasil (1889-1968) até 1960 quando a capital foi transferida para Brasília, por questões de topografia e segurança nacional. O Rio de Janeiro foi transformado em capital do Estado com o mesmo nome; tem cerca de 6 milhões de habitantes, é a 2ª cidade mais populosa do Brasil, atrás de São Paulo. É a 6ª maior das Américas e 35ª do mundo.

Devido as suas paisagens naturais belíssimas, como Pão de Açúcar e Morro do Corcovado onde está o Cristo Redentor, praias encantadoras como Ipanema e Copacabana, estádio do Maracanã, Clube de Regatas Flamengo time de maior torcida no mundo, muito samba, desfile de carnaval mais marcante no mundo e muitas mulatas, ganhou o apelido de cidade maravilhosa pelo mundo afora. A estátua do Cristo Redentor está localizada no topo da montanha a 709 metros acima do nível do mar, foi projetada pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, com a colaboração do escultor francês Paul Landowwk e de seu compatriota engenheiro Albert Caquot, construída em art déco com cimento armado e pedra sabão, com altura de 30 metros e peso de 1145 toneladas, inaugurada no dia 12 outubro de 1931; é considerada pela Unesco parte da paisagem do Rio e uma das sete maravilhas do mundo moderno, e está na lista de Patrimônio da Humanidade. É a 3ª maior escultura de Cristo no mundo, perdendo apenas para a Estátua de Cristo Rei de Swiebodzi (1ª) na Polônia e a de Cristo de la Concordia (2ª) na Bolívia.

O Rio é também uma das capitais do tênis mundial. Entre os dias 15 e 23 de fevereiro aconteceu no Jockey Club Brasileiro, o Rio Open 2020, ATP 500, maior torneio de tênis da América do Sul, que conta com 9 quadras de saibo, sendo que uma delas é a quadra central Guga Kuerten, com capacidade para 6.200 pessoas. O evento coincidiu com o carnaval, considerado maior festa popular do país e do mundo. As chuvas também atrapalharam a realização de alguns jogos e das semifinais. Creio que esteja faltando a construção uma quadra coberta para evitar os contratempos, pois é realizado em período de chuvas.

Os 3 representantes brasileiros ficaram no meio do caminho, por lhes faltarem técnica e resiliência. Felipe Meligeni Alves caiu na 3ª rodada para Dominic Thiem, por 2 sets a 1, com parciais 6-2, 4-6 e 6-1.; Thiago Seyboth Wild perdeu nas oitavas de final para Borna Coric, por 2 sets a 1, parciais 6-3, 1-6 e 7-6; e Thiago Monteiro foi derrotado nas oitavas de final por Attila Balázs, por 2 sets a 1, parciais 6-1, 1-6 e 4-6. E os favoritos Dominic Thiem e Borna Coric não passaram das semifinais. Thiem perdeu para Gianluca Mager nas quartas de final por 2 sets a 0, com parciais 6-7 e 5-7 e Coric, foi superado na semifinal por Cristian Garin por 2 sets a 0, parciais 6-4 e 7-5.

A final das duplas masculinas foi no domingo devido o adiamento causado pelas chuvas, e os campeões foram Marcel Granollers e Horacio Zeballos, que venceram a dupla F. Gaio e S. Caruso por 2 sets a 1, parciais 6-4, 5-7 e 10-7, e que venceram também o ATP 250 de Buenos Aires, Argentina. E no simples masculino o campeão inusitado foi chileno Cristian Garin que venceu o italiano Gianluca Mager por 2 sets a 0, com parciais 7-6 e 7-5, conquistando assim o seu primeiro título da ATP e ficando entre 20 no ranking da ATP.

Goiânia, Goiás, 24-02-2020

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 25/02/2020
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T6873783
Classificação de conteúdo: seguro