A censura deve existir

A liberdade de expressão ou direito de se manifestar livremente através da palavra, artes plásticas ou literárias é o principal requisito de um país democrático. E os meios de comunicação devem contribuir para o desenvolvimento da cultura e educação, e não gerarem conflitos sociais.

As mídias são grupos de pessoas compostos de jornalistas, políticos, artistas, escritores, filósofos que formam opiniões nem sempre verdadeiras, porque ninguém é o dono da verdade. O problema são as opiniões manipuladoras e distorcidas com segundas intenções, isto é, com o objeto de promover alguém ou vender algum produto. Vale lembrar que até a propaganda eleitoral pode ser distorcida ou manipulada.

No Brasil a liberdade de expressão está prevista na Constituição Federal, artigo 5º, inciso IX, que diz: “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. E não existe uma lei específica para controlar a censura ou incriminar algum infrator. Apenas os artigos 138, 139 e 140 do Código Penal incriminam que cometer calúnia, difamação e injúria.

Em relação ao futebol, o esporte número 01 do país, existem muitos comentaristas incongruentes e imorais, que ao invés de falarem de futebol, criticam jogadores e dirigentes causando mal-estar, brigas e ações judiciais. Muitos ainda são parciais com o intuito de promoverem jogadores, times e marcas esportivas. Vale ressaltar que muitos perdem os seus laços empregatícios pela inexperiência ou expressões indevidas.

Dentre algumas opiniões distorcidas no meio futebolístico cito, que os campeonatos estaduais deveriam acabar por não existirem em outros países, que o campeonato brasileiro deveria ser no sistema mata-mata, e que é preciso contratarem técnicos jovens por terem uma mentalidade mais aberta, e ainda teve a onda de incentivarem a vinda de técnicos estrangeiros por serem melhores.

Ora, os campeonatos estaduais são a base do Brasileirão, de onde nascem os bons jogadores e sustentam os pequenos times. No sistema mata-mata já temos a Copa do Brasil. Os técnicos mais velhos são mais experientes; bastam ver quem são os campeões. Os técnicos brasileiros são tão bons quanto os europeus; porque também conquistam campeonatos mundiais; o que falta é mais espaço no mercado.

No caso do vídeo especial de Natal intitulado A primeira Tentação de Cristo de autoria do grupo humorístico Porta dos Fundos, a provedora da internet Netflix poderia ter censurado a exibição. Eu, pessoalmente, sou contra qualquer tipo de censura por parte do Estado, mas creio que deveria haver mais vigilância nas empresas de comunicação como jornais impressos, rádios, televisão e internet. E no caso da internet uma lei específica para responsabilizar provedoras, blogs e redes sociais por publicações preconceituosas e imorais. E não é porque não existe uma lei de censura, que tudo é permitido, ainda mais em si tratando de respeitar a privacidade de alguém ou de alguma entidade civil ou religiosa.

Goiânia, 09-02-2020

Alonso Rodrigues Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 11/02/2020
Reeditado em 11/02/2020
Código do texto: T6863364
Classificação de conteúdo: seguro