AO 2020

A Austrália é um país situado do outro lado do planeta cercado pelos oceanos indico e Pacifico, e assim como o Brasil tem uma grande extensão territorial, clima tropical e temperado. Diferente do Brasil que tem uma população em torno de 220 milhões de habitantes, a sua população gira em torno de 25 milhões de habitantes.

A capital da Austrália é Camberra, não litorânea, e suas principais cidades são: Sidney, Brisbane, Perth, Melbourne e Adelaide. O país é conhecido por conter em seu interior o deserto chamado Outback que ocupa 56% do seu território e contém 10% da população; e também por conter espécies de animais únicas como cangurus e ornitorrincos.

Recentemente o país foi notícia no mundo inteiro devido a incêndios florestais, que combinados com um verão quente devastaram cerca de três milhões de hectares ou o equivalente a uma Holanda inteira, e que causaram a morte de dezenas de pessoas e de, pelo menos, 500 milhões de animais silvestres, além de prejuízos imobiliários incalculáveis.

Entre os dias 14 de janeiro a 02 de fevereiro do corrente ano, aconteceu em Melbourne, o Australian Open, o 1º Grand Slam de tênis da temporada. Apesar da diferença de fuso horário e 14 horas para mais, assisti alguns jogos da madrugada (horário de Brasília).

Nas duplas femininas as campeãs foram Kristina Mladenovic e Time Babos, que venceram Hisieh Su-wei e Barbora Strycová por 2 sets a 0, com parciais 6-2 e 6-1. Nas duplas masculinas os campeões foram J. Salisbury e Rajeev Ram que venceram Luke Saville e M. Purcell por 2 sets a 0, parciais 6-4 e 6-2. E nas duplas mistas os campeões foram N. Meketic e Barbora Krejcikova que superarm Jamie Murray e Bethanie Mattek-Sand por 3 sets a 1, parciais 5-7, 6-4 e 10-1.

No sábado foi a final do simples feminino, e a campeã foi norte americana Sofia kenin, de apenas 21 anos, que venceu a espanhola Garbine Mugurusa por 2 sets a 1, de virada, com parciais 4-6, 6-2 e 6-2. E no domingo foi o encerramento, a final do simples masculino, onde num jogo duro o sérvio Novak Djokovic venceu o austríaco Dominique Thien por 3 sets a 2, parciais de 6-4, 4-6, 2-6, 6-3 e 6-4. Com a conquista, Djoko volta a ser o número 1 do ranking da ATP e chega a 17 títulos de Grand Slam, atrás apenas de Nadal com 19 e Roger Federer com 20, sendo que todos os 3 estão em atividade e brigam pelo recorde.

Goiânia, Goiás, 04 de fevereiro de 2020

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 04/02/2020
Reeditado em 04/02/2020
Código do texto: T6858029
Classificação de conteúdo: seguro