2020 CHEGANDO

Pois é, vai mudar o calendário, mas quero exaltar 2019. Nada de especial me aconteceu no ano em curso, não fiquei mais jovem, não fiquei mais feliz, não fiquei mais saudável, não fiquei mais rico. Mas fiquei. Eu e os meus afetos. Só este fato já merece enaltecimento. O calendário, em verdade, é detalhe nos eventos inevitáveis de vida e morte, mas cada página ou dia de preservação, alegria e convívio é razão para celebrar. Concordo que se deva pensar que o manhã será melhor, afinal, a humanidade vive da esperança de melhores tempos, nem por isto se pode desprezar os bons momentos vividos e tudo aquilo que já foi alcançado. Não é por outra razão que, a cada ano, comemora-se a data do próprio nascimento, inclusive recentemente aquela maior do nascimento de Jesus Cristo, em 25 de dezembro, há 2019 anos, como fizemos nós, todos os cristãos do mundo. O ano foi bom, foi ruim? Eu acredito que foi um desaguadouro natural de anos passados e de construção de bases para o futuro. Para quando? Vai depender de 2020, 2021 e assim por diante. É a evolução planetária da nossa história. Sem varinha mágica e bola de cristal, vamos curtindo os momentos e dando sempre o nosso melhor, valorizando as ditas pequenas coisas, que, em realidade, são as grandes coisas de nossas vidas. Festejar o Ano Novo é uma bela tradição, não um feitiço.