O preço da fama

Ter fama e/ou reconhecimento por algum trabalho ou ato de bravura é o sonho de muita gente; pois, com a fama vem os privilégios, empregos e riquezas. O caminho de uma boa fama deve ser bem pavimentado e ladeado com boas obras. As consequências da fama são mais trabalho e responsabilidade.

O mundo dos famosos ou celebridades nem sempre é o que aparenta ser. Há muita inversão de valores, com pessoas talentosas sendo desvalorizadas e outras sem talento sendo valorizadas pelas influencias. A indústria da fama virou um grande negócio, com profissionais a trabalhar a imagem de alguém e vender ilusões. Mas quem tem o talento é reconhecido mesmo que tardiamente, e quem não tem, logo cai no esquecimento.

Antigamente, na época de Jesus Cristo, por exemplo, devido à pouca concentração de pessoas era mais fácil ser famoso (a); mas, mesmo assim haviam civilizações isoladas pela distância como a China. Não havia os meios de comunicações de hoje em dia que interliga o mundo em tempo real. O maior impedimento para se tornar famoso (a) em voga é a concorrência financeira, as mídias sociais, os fãs opositores, as entidades secretas, as religiões, as academias e as associações.

O caminho mais curto para ser famoso nos dias atuais, é trabalhar na televisão como apresentador (a), ator ou atriz de novelas. Os reality shows são a porta de entrada para o mundo da televisão onde os participantes ganham notoriedade. Em nosso país, alguns integrantes de reality shows como o Big Brother Brasil exibido pela Rede Globo conseguiram empregos na televisão e se tornaram celebridades.

A internet também é uma porta de entrada para o mundo televisivo ou mundo dos sonhos, que tem revelado cantores, atores, comediantes, artistas, escritores, etc. As redes sociais é o caminho mais curto para se chegar a fama atualmente. Antes da internet, tínhamos que passar por várias barreiras como os jornais e revistas impressos, o rádio e a televisão local; e, ainda, deixarmos as nossas cidades ou estado para morarmos em São Paulo ou Rio de janeiro. Enfim, hoje todos nós cidadãos comuns podemos ser famosos, pelo menos por alguns minutos, basta apenas acreditarmos em nossas publicações.

Goiânia, Goiás, 28-12-2019

Alonso Rodrigues Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 29/12/2019
Reeditado em 29/12/2019
Código do texto: T6829250
Classificação de conteúdo: seguro