FOCO

Vou abordar um tema que não tem nada a ver diretamente comigo, contigo ou com o João da Silva. Quero perscrutar o porquê de certas pessoas obterem sucesso em suas empreitadas, enfim, darem-se bem ou relativamente bem, na vida e nas missões que abraçam. Educação é importante, inteligência, operosidade ou esforço. Temperamento ajuda, cultura geral também. Não vou trazer à baila a questão do talento, sorte e apoio. É uma área difícil de diagnosticar com certa precisão. Mas todos nós conhecemos indivíduos dotados de virtudes similares, que desfrutaram de boas oportunidades, mas acabaram chegando a patamares diferentes, uns bem melhores que outros. Qual o distintivo de pessoas assemelhadas que obtiveram resultados, às vezes, tão diversos? Naturalmente que o assunto comporta muitas abordagens e inexiste resposta científica, mas me parece que avulta a capacidade do foco, da obstinação, da disciplina. Gênios desorganizados e irrequietos serão sempre gênios, mas dificilmente bem sucedidos e produtivos. Pessoas comuns obstinadas, focadas, empenhadas em seus objetivos poderão eventualmente chegar bem mais longe, ao menos quanto ao bem viver. Admiro indivíduos inteligentes, cultos, cintilantes, mas admiro bem mais aqueles que traçaram metas e conseguiram atingi-las. Não estou, de modo algum, referindo-me à Fortuna ou Glória, isto é bobagem. Se o seu foco voltar-se ao magistério, à enfermagem, à marcenaria, basta fazer bem feito e ser feliz. O que não tem muito cabimento é levar uma vida sem direção, de galho em galho, como folha ao sabor dos ventos. Foco!