O inusitado Brasileirão 2019

O Campeonato Brasileiro de Futebol Série A ou Brasileirão com o formato atual existe desde 2006 quando o São Paulo foi o campeão com 78 pontos, 09 a mais que o Internacional. O certame com pontos corridos conta com 20 clubes que se enfrentam com jogos de ida e volta, perfazendo um total de 38 rodadas, e onde são somados 03 pontos por vitórias e 01 ponto por empate.

Em caso de empate em número de pontos, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols; o segundo, gols marcados; o terceiro, maior número de vitórias; o quarto, maior saldo de gols; o quinto, maior número de gols pró; o sexto, confronto direto; o sétimo, menor número de cartões vermelhos, e o oitavo, menor número de cartões amarelos.

O Brasileirão é considerado o campeonato de futebol mais competitivo do mundo, com, pelo menos, 12 times com chances de serem campeões. 04 times se classificam para a Copa Libertadores da América, fase de grupos, e 02 disputam a fase qualificatória ou pré-Libertadores; e 06 times têm vagas garantidas na Copa Sul-Americana, e 04 são rebaixados para a Série B. Este ano devido o Flamengo ter sido o campeão da Libertadores e do Brasileirão, e o Atlético-PR o campeão da Copa do Brasil e terminando em 5º, surgiram mais duas vagas na Libertadores; e 06 times conquistaram vagas na Sul-Americana.

Os 06 times classificados para a fase de grupos da Copa Libertadores são: Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, Atlético-PR e São Paulo; 02 se classificaram para a pré-Libertadores: Internacional e Corinthians. 06 times classificaram-se para a Sul-americana, ou seja, Fortaleza, Goiás, Bahia, Vasco da Gama, Atlético-MG e Fluminense. Os 04 rebaixados foram: Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí.

Muita gente já contava com o bicampeonato do Palmeiras, que ficou 06 jogos sem vencer, mudou de treinador e viu o Flamengo e o Santos se aproximarem. O Flamengo que apostou num técnico estrangeiro superou o Verdão na 16ª rodada ao vencer o Ceará por 3 a 0, e não largou mais a liderança, pelo contrário, disparou, e chegou ao título com o recorde de 90 pontos, 16 a mais que o Santos, 2º colocado. A façanha do Flamengo se deve ao estilo europeu imposto pelo professor português Jorge Jesus, com muita marcação e contra-ataques rápidos.

O Goiás, único representante da região Centro Oeste, que retornou à elite do futebol após 03 temporadas na Série B, foi a sensação devido a sua recuperação. Após uma campanha ruim no primeiro turno e sofrer algumas goleadas inclusive para o Flamengo por 6 a 1, reagiu e chegou a 10ª posição com vaga assegurada na Sul-americana. O Clube Esmeraldino, ainda, revelou o goleiro Tadeu e o atacante habilidoso Michael Oliveira, 22 anos, 1,66 m, que até 2015 atuava como amador, e era dúvida se daria certo a sua contratação.

A maior surpresa do Brasileirão foi o rebaixamento do Cruzeiro pela primeira vez em sua história, por ter priorizado a Copa Libertadores e a Copa do Brasil e ser eliminado em ambas. Chegou na última rodada precisando vencer Palmeiras e, ainda, tendo que torcer para o CSA perder para o Botafogo; mas perdeu por 2 a 0 e o CSA empatou em 1 a 1.O Cruzeiro campeão da Copa do Brasil ano passado e até então imbatível, perdeu para si mesmo, por uma má gestão e escolher um caminho errado. A Série B não pode ser desprezada por nenhum time, porque também é uma competição acirrada com 20 clubes e onde 04 são rebaixados para a Série C. O Cruzeiro terá que consertar os seus erros e tentar voltar ano que vem com mais força e experiência. E deve seguir o exemplo de outros grandes clubes que caíram e se levantaram rapidamente.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 10/12/2019
Reeditado em 12/12/2019
Código do texto: T6815643
Classificação de conteúdo: seguro