Definição na Série B 2019

A Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol depois de 38 rodadas, teve o seu encerramento ontem, 31-11-2019, com o Bragantino-SP se sagrando campeão com 75 pontos, e com mais 03 times conquistando o acesso a Série A, que são: Sport Recife-PE, com 68 pontos; Coritiba- PR, com 66 pontos, e Atlético-GO, com 62 pontos.

Bragantino e Sport Recife conseguiram o acesso antecipadamente. As duas últimas vagas só foram definidas na última rodada. O Coritiba precisava de um empate para se classificar, mas venceu o Vitória-BA de virada por 2 a 1. O América-MG até então 4º colocado precisaria vencer para não depender de nenhum outro resultado, ou empatar desde que Atlético não vencesse o Sport, mas perdeu para o São Bento-SP em casa por 2 a 1, enquanto que o Atlético empatou com o Sport em 0 a 0. Enfim, deu tudo errado para o América que nadou nadou e morreu na praia.

4 times foram rebaixados para a Série C já na penúltima rodada e terminaram todos com 39 pontos e com vitórias, são eles: Londrina-PR, que venceu o Guarani-SP em casa por 2 a 0; o São Bento-SP que passou pelo América-MG por 2 a 1 fora de casa; o Crisciúma-SC, que derrotou o Oeste-SP fora de casa por 2 a 1, e o Vila Nova-GO que superou o Cuiabá-MT fora de casa por 2 a 1.

Pelo visto, a maior decepção foi a derrota do América em casa para o São Bento já rebaixado por 2 a 1, sendo que um empate o classificaria. Sem contar que o América era o grande favorito pela melhor campanha no segundo turno e ter saído da última colocação. O Vila Nova time do meu coração e de maior torcida em Goiás também decepcionou, pelo fato de ter feito boas campanhas em anos anteriores, jogar bem fora de casa e atuação medíocre diante de sua torcida. Para o Vila faltou equilíbrio emocional de seus jogadores diante de seus torcedores. E vai ter que remar outra vez para sair da Série C.

A minha conclusão é que a Série B é tão competitiva quanto a Série A e, às vezes, até mais por conter mais jogadores da base com mais vigor físico e disposição. A Série B é inferior técnica e taticamente, mas não em garra e determinação. Na Série A onde os times são mais equilibrados por manterem um bom elenco, a competição é mais acirrada. Por isso, os times da Série B que sobem têm mais dificuldade de se manterem na Série A, com exceção de alguns grandes times oriundo da Série A, que descem e sobem como Sport e Coritiba. Faltam aos times da Série B mais investimentos em infraestrutura e em bons jogadores para reposição.

Goiânia, Goiás, 01 de dezembro de 2019

Alonso Rodrigues Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 01/12/2019
Reeditado em 01/12/2019
Código do texto: T6808187
Classificação de conteúdo: seguro