Para ser um pensador

Comecei a rascunhar os meus primeiros poemas em 1978, sem muito conhecimento da língua e da literatura. Em 1990, depois de ler alguns autores, decidi por um estilo literário, ou seja, o gênero lírico e versos curtos. Em 1995 publiquei o meu primeiro livro de poesias com temática lírico-religiosa, intitulado Caminho de Luz. A demora deu-me tempo para aprimorar um pouco mais.

Meu objetivo era apenas publicar livros de poesias, mas a vida me enveredou por outros caminhos, como o Direito e o Jornalismo. Em 1990 publiquei meu primeiro texto em jornal, e até 2003 publiquei cerca de 100, entre artigos e crônicas. Em 2008 voltei a publicar textos não mais em jornais impressos, mas em websites na internet. Também tenho publicado meus poemas na internet.

É difícil se destacar como poeta. A poesia está se enfraquecendo não pela qualidade, mas pela falta de poetas e poetizas. Para muitas pessoas o tempo também é pouco para se dedicar à poesia; é preciso ter vocação e empenho. Faltam incentivos nas escolas e universidades. Não há distribuição/comercialização nem tão pouco retorno financeiro na publicação de livros. Não há como viver da poesia, nem de outros gêneros literários sem haver muito marketing.

Apesar dos obstáculos, continuei escrevendo e publicando meus livros de poemas. Devido a um comentário que minha poesia tinha alguns traços filosóficos, interessei-me pela filosofia e passei a escrever frases. Em 2009 publiquei dois livros de frases intitulados O Mundo é Uma Escola e o O Mundo é Uma Escola II; e em 2010 publiquei o meu terceiro livro de frase com o tema O Mundo é Uma Escola III.

Estou prestes a publicar pela editora Kelps estabelecida em Goiânia, o quarto livro de frases com o título “O Mundo é Uma Escola IV”, um conteúdo de frases filosóficas, religiosas e amorosas, de 2145 a 4516 ou 2371 frases, que não será comercializado, mas apenas distribuídos em algumas bibliotecas. Aprendi a gostar de escrever frases, e não pretendo parar. É um exercício que faz bem para a nossa vida sentimental e espiritual.

No início achava difícil escrever uma frase, mas depois que peguei o fio da meada foi fácil. Tenho lutado contra as frases ingênuas, inconvenientes e insignificantes; tenho procurado me aprimorar sem cessar. Gosto de escrever frases. A verdade seja dita, quem escreve precisa de um certo tempo para se amadurecer; é preciso ainda ter uma base de conhecimentos e experiências, pois ninguém nasce sabendo. Ler é importante, para desenvolvermos a nossa imaginação e criação. Temos ainda que aprender a nos corrigir para evoluir.

Minhas frases são baseadas em textos da Bíblia Sagrada, em minha experiência de vida e até em outras frases. Para escrever frases não é preciso ter formação universitária; basta apenas ter vocação e dedicação. Enfim, para ser um filósofo ou frasista, basta apenas ter um tempo para se refletir sobre a existência de Deus, do mundo, das pessoas e de si mesmo, e querer encontrar uma explicação. O filósofo ou frasista é apenas um indagador, não o dono da verdade.

Goiânia, Goiás, 19-11-2019

Alonso Rodrigues Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 19/11/2019
Reeditado em 19/11/2019
Código do texto: T6798481
Classificação de conteúdo: seguro