REFLEXÕES DA MEIA-NOITE

- Você não é generoso porque doa roupa velha e objetos sem uso, isto é só um movimento básico de organização.

- Se você não é uma pessoa naturalmente prestativa, como eu infelizmente não sou, precisa encontrar na vida modos de contribuição e de prestação de serviços para compensar a falta de tão bela qualidade.

- Ganhar algum dinheiro não é o desafio maior: poupar, gastar criteriosamente e direcioná-lo a coisas realmente importantes é mais difícil.

- A política e o futebol funcionam às vezes como válvula de escape de frustrações, levando indivíduos a excessos e a contratempos sociais sem sentido.

- Ganhar dinheiro é um dom, o estudo nem sempre acarreta grandes resultados práticos, mas a pessoa tosca e inculta tende a virar mala sem alça.

- Quem gosta de viajar bastante a vários países, para o adequado proveito, tem de ter noções de mais outras três línguas, preferentemente. Eu disse noções.

- Nós, os homens, e me coloco na vanguarda, sempre iremos apreciar bastante mulheres bonitas e charmosas. Se forem ainda inteligentes, será o apogeu. Discretamente e até o final dos tempos. Eu disse apenas apreciar.

- Sempre penso assim, quanto a mim, aos cachorrinhos e aos demais viventes: enquanto existir apetite, a saúde está resistindo bem. Surpresas podem ocorrer inevitavelmente.

- Estou com 73 anos, fiz uma previsão plurianual de orçamento otimista para viver até os 82. Se viver mais, creio que certas despesas de hoje tenderão naturalmente a diminuir. Se não diminuírem, sempre poderei alienar algum bem ou economizar um pouco mais. Se a economia estiver muito ruim e nada dê certo, eu me mudo para uma cidadezinha pequena do interior, escrevo um livro de memórias e saio a vender de porta em porta. Jorginho Guinle me assombra. Por sorte, nunca fui Guinle, mesmo que resista até os 87 anos.