FLORES EM VIDA

FLORES EM VIDA

*Rangel Alves da Costa

As flores têm o poder de encantar, de aproximar os relacionamentos, de dizer além da palavra. Não há olhar que não se encante nem sentimento que não se enobreça ante um buquê florido.

Mas as flores precisam ser ofertadas em vida. As flores precisam ser recebidas por aqueles que as merecem. Rosas, jasmins, violetas, gerânios, girassóis, hortênsias, alecrins, todas as flores, mas sempre em vida.

Não torne o amor sentido em guirlanda de último adeus. Não transforme a afeição sentida num buquê de saudades. As flores são para a vida, para o instante, para o brilho no olhar e o perfume da alma.

Contudo, não apenas as flores dos jardins, das floricultoras, dos caqueiros, das praças ou dos campos floridos devem servir como buquês de reconhecimento e veneração. Nem sempre as flores exóticas ou raras possuem mais valor sentimental que uma florzinha nascida miúda debaixo de uma janela.

O perfume da flor precisa ser sentido com outro olfato. Igualmente perfumam, aromatizam e encantam as flores das palavras, dos gestos, das atitudes. Há um arco-íris florido em cada gesto que provoca uma sensação de beleza e contentamento no outro ser.

Flores da amizade sincera, flores da palavra amiga, flores do aconselhamento bom, flores do abraço, flores do conforto, flores do carinho e da presença em momentos difíceis. Tais são as flores que merecem ser cultivadas e doadas em vida. Em teu lábio há um jardim, então diga uma bela palavra.

Em teus braços há um abraço tão florido quanto uma rosa vermelha e perfumada. Em teu afeto, em teu dengo e cafuné, há um jardim inteiro de pétalas vivas. Estenda a mão e doe flores.

Aja como se no teu gesto estivesse um belo buquê. Não precisa dizer quais as flores que leva. O perfume é sentido e absorvido por aquele que reconhece o valor de um lírio do campo chegado na simples presença.

E uma primavera inteira se abrirá em mil cores de amor, de respeito, de amizade. Em vida, na vida e para a vida, as flores permanecem sempre belas e perfumadas bem dentro do coração.

Eis que do jardim

chegou-me uma fragrância

e em tão belo florido

que logo imaginei

ser a mais bela flor

brotada na primavera

mas não

era apenas ela

ela que chegava bela

e num abraço

deu-me um buquê de amor.

As flores do amor. As flores do amar, da presença, do carinho e do afeto. E tudo tão perfumado como uma primavera chegada no olhar, na voz, no abraço e no coração.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com