MORRO DA LETRA, MAIS UMA RELÍQUIA PRÉ-HISTÓRICA DE POÇO REDONDO

MORRO DA LETRA, MAIS UMA RELÍQUIA PRÉ-HISTÓRICA DE POÇO REDONDO

*Rangel Alves da Costa

A grande maioria dos habitantes de Poço Redondo não tem conhecimento dessa relíquia pré-histórica fincada neste rincão sertanejo, e bem próximo ao Assentamento Queimada Grande.

Trata-se do Morro da Letra, uma gigantesca pedra cujo lado exterior, numa parte mais côncava (mais aprofundada no centro do que na extremidade), com inscrições e símbolos rupestres em coloração avermelhada, simbolizando formas de comunicação do homem pré-histórico na região.

Diz-se que são símbolos rupestres pelo fato de terem sido feitos na própria pedra, como se aquela parte de rocha granítica fosse um enorme quadro de giz dos povos que viveram por ali há milhares de anos.

Contudo, da observação atenta do local logo se percebe duas coisas importantes. Primeiro, atualmente não se trata de um morro, mas de uma única pedra grande que restou existente perante a destruição (para fazer paralelepípedos) das outras pedras ao redor. Segundo, não são inscrições que possam ser entendidas como letras ou grafias de supostos nomes até hoje desconhecidos, segundo as conhecemos, mas de símbolos e caracteres que possuíam função de nomear estados da natureza, do convívio e dos mistérios daqueles povos.

Na junção dos traços, que vão tendo um significado diferenciado perante a visão do visitante, é possível avistar muita coisa. Na minha percepção, na pedra avistei desenhado um pássaro grande, nuvens com pingos de chuva, um sol raiado, e também um disco voador. Isso mesmo, um disco voador e com todas as características dos relatos que nos passam desses objetos extraterrestres.

Impressionante também a perfeição geométrica encontrada em algumas figuras, e certamente estas são as mais difíceis de serem decifradas, pois possuindo uma clara função para demonstração de algo ainda não inteligível ao homem de hoje. Qual o significado dos triângulos desenhados lado a lado?

Qual o significado da representação de um disco voador? E por que o pássaro grande sobressaindo-se ante as demais figuras? Mistérios, mistérios, mistérios. E por que a tinta avermelhada utilizada, e ali colocada já desde milhares de anos, ainda contínua visível e firme na parede de pedra?

Dificilmente encontraremos respostas a todas estas indagações, mas que assim permaneça como demonstração do pensamento e da inteligência do homem pré-histórico da região sertaneja de Poço Redondo. Cabe, então, a Poço Redondo, preservar suas riquezas históricas.

E por pouco não encontramos somente os escombros do Morro da Letra, vez que, objetivando transformar pedra em paralelepípedo para comercialização, estão destruindo toda pedra grande que encontrem pela frente. Já destruíram a Pedra do Sino e também a maioria das pedras ao lado do Morro da Letra.

Com a sanha destruidora que vão, agora se teme pela Pedra da Sela e pela Pedrata. E dizem que a derrubada das pedras é a mando de um vereador do município. Não pode ver uma pedra que manda quebrar. E assim vai destruindo o patrimônio histórico, geográfico e arqueológico de Poço Redondo.

E ninguém diz nada, nem a administração municipal nem a promotoria pública.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com