CAMINHOS DO CANGAÇO EM POÇO REDONDO, UM GRANDE EVENTO

CAMINHOS DO CANGAÇO EM POÇO REDONDO, UM GRANDE EVENTO

*Rangel Alves da Costa

No próximo mês de novembro, faltando pouca coisa pra chegar, arrume o que tiver de arrumar e se prepare pra viajar.

Esqueçam fadiga e cansaço, e sigam a Poço Redondo para evento do Cangaço. Dois dias a programação, percorrendo a mataria e os caminhos do sertão, seguindo os antigos passos do bando de Lampião.

Do dia 15 ao 16, bem no meio do mês, corra pra visitar o sertão e lá conhecer sem demora o que eu cangaço tanto fez. Coisas de espantar, de rir e até gargalhar, mas também tão escabrosas que podem até assustar.

No roteiro tem Brió e uma morte de causar dó, tem Zé Joaquim cujo fuxico lhe deu fim, tem os Sete Umbuzeiros onde as duas volantes viram derramar seus sangreiros, tem a Cruz dos Nazarenos, tão grandes e ali tão pequenos.

No dia seguinte, já no clarear às janelas, a cabroeira vai seguir rumo ao Coito das Panelas. Mas antes do coito maior, um passeio ao arredor, em endereços de lutas e sangue pelo tempo em pó.

Fazenda Paus Pretos e Areias, de memórias belas e tão feias, de muito roló sem solado, de muito calçado sem meias. Fazenda Santo Antônio e as Pias, onde a morte deu mais crias, um mundo de acabação, a dor maior no sertão.

Cinco corpos tombados, em cova rasa enterrados, fazendo da vida um nada e o fim de uma jornada. Nas beiradas do riacho, o Quatarvo tão conhecido, sepultura de Rosinha em local hoje esquecido. Mas todos visitarão, durante dois dias nos passos do cangaço no sertão.

Tudo em Poço Redondo onde o cangaço foi forte, onde deu mais gente ao bando àquela vida de morte. Um tempo que já passou, mas o escombro que restou ainda causa atropelo e no cristão grande temor.

Mas o que agora importa é apenas conhecer como tudo ocorreu e nada desmerecer, pois a história não tem culpa do que passou em garupa e causou estremecer.

Então todo mundo já sabe do que convite que foi feito, do que se terá de proveito conhecendo o passado cangaceiro e cada coito e eito. É só dizer que deseja na história se aprofundar e então chegar ao lugar pra de conhecimento se fartar.

E não custa caro não, coisa de algum tostão, valor que é um quase nada pra enveredar na história dos cabras de Lampião. E pra ver de perto a grandeza de um lugar abençoado que todos chamam sertão.

Então espere mais não, vá logo arrumando o embornal e preparando o matulão. Diga que vai desvendar o que a história conta, mas sem direito contar, pois é de perto que se conhece toda a verdade que há.

O Caminhos do Cangaço espera todos vocês. É num instante, chega já, pois já no próximo mês. Quando novembro abrir a porta pode entrar que é sua vez.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com