O fanatismo; os excessos; os radicalismos...

FANATISMO:

substantivo masculino

1. zelo religioso obsessivo

que pode levar a extremos de intolerância.

2. POR EXTENSÃO: facciosismo partidário;

adesão cega a um sistema ou doutrina;

dedicação excessiva a alguém ou algo; paixão.

PAIXÃO:

Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém.

A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão. A impulsividade, o desespero e a inquietação são outras características que costumam estar associadas ao sentimento de paixão.

Todo o radicalismo acaba por levar a excessos, que acabam a levar a atitudes obsessivas, que limitam a racionalidade e a lógica comportamental. Diante disso, podemos dizer que o radicalismos é fator limitante, que impede a visão do todo com mais objetividade e entendimento. E o radicalismo leva ao fanatismo, que leva ao que podemos chamar de preconceitos: significa que o fanático entende que somente seu pensamento é o correto, e o que os outros pensam é errado e deve ser desvalorizado, atacado, rechaçado, perseguido, desprezado. O fanatismo entende que a sua verdade é a melhor; e não apenas a melhor, mas a única verdade... O que é bastante perigoso: por isso vemos o quanto as guerras são destrutivas: normalmente elas são criadas devido ao excesso de zelo pelos interesses dos que a ela chegam...

A democracia vem de encontro aos interesses sociais, principalmente no Brasil, onde povos de várias raças, credos, tradições, convivem em sociedade, e para que seja uma sociedade mais harmônica, a liberdade de ser, liberdade de escolher, devem ser respeitadas, sendo que democracia não deve ser confundida com libertinagem, que nada mais é que um excesso de liberdade sem limites ou regras, fazendo o libertino ser um indivíduo radical, causando prejuízos ao seu meio social.

Democracia não combina com desonestidade: e vemos que no Brasil ela está sendo usada para fins partidários salafrários, escusos, criminosos, com o título de: direito de agir em prol do povo; mas que na verdade age em prol de grupos que agem contra os interesses maiores, quais sejam, os interesses de todo o povo brasileiro, para uma melhora da nossa sociedade como um todo.

Os políticos brasileiros derivam do povo brasileiro: significa que o povo brasileiro precisa de mais, e melhor, educação moral e cívica!