Instinto gregário: o Ser Humano e os grupos sociais.

Instinto gregário:

Tendência que faz com que pessoas,

ou animais, se juntem, deixando de lado seus interesses individuais.

Por que, desde os primórdios dos tempos os indivíduos tendem a criar leis?

As leis foram criadas devido ao instinto gregário, inerente aos Homens,

porque sempre necessitou viver em sociedade, a princípio em busca

de maior proteção contra os perigos existentes na natureza. Para

facilitar o alcance de alimentos e mesmo para a perpetuação da espécie.

Então as leis foram se fazendo necessárias para regulamentar as

convivências, tornando-as mais realizáveis. Porque por instinto o

Ser Humano Racional tem a autodefesa e a autopreservação muito

proeminentes: e sempre tendeu a se proteger, em detrimento das

possíveis, ou imagináveis, ameaças exteriores.

Sendo assim, as regras (ou leis) passaram a se fazer necessárias,

inclusive para que a divisão da comida e dos abrigos, fossem mais

igualitárias.

Assim, devido a própria natureza humana, diante da sua necessidade

de convivência em comunidades, cidades e grupos sociais foram se criando limitações às ações individuas, visando o bem do grupo, como podemos analisar no que a História nos mostra através dos tempos, pois para residirem entre si precisavam respeitar limites.

As pessoas necessitam da convivência humana para sobreviver e criar laços que as possam ajudar em seu desenvolvimento mental, pessoal e coletivo e, para que isso seja realizável, é necessário que respeite seus limites pessoais.

E para que o indivíduo seja aceito em determinado meio social, precisa respeitar as regras ali cobradas. E se não o fizer, acabará sendo discriminado ou expulso. E o Ser precisa do meio, acabando por desenvolver em si necessidades de reconhecimento, de pertencimento.

E diante desses necessidades, tende a procurar cumprir às regras impostas.

Diante do que, é bem compreensível a criação das leis, para que os

direitos e deveres sejam melhor identificados, possibilitando convivências mais harmoniosas e pacíficas. Mas nem sempre as regras criadas são realmente justas, havemos de convir, porém não vou aqui discorrer sobre esse tema.

Entretanto entendemos que as leis existem para direcionar os Homens (macho e fêmea) a um desenvolvimento mais saudável nos ambientes em que vivem, em busca dos ideais de liberdade e fraternidade que entendem ser os alcançadores de seus objetivos de Felicidade.

Porque os Seres Humanos Racionais são feitos de emoções, sentimentos, pensamentos, e quanto melhor forem 'lapidados', melhor serão as convivências humanas e melhor funcionarão os grupos sociais.

Diante do que, compreender as necessidades das leis que regulamentam uma sociedade, para que sejam analisadas e corrigidas sempre que necessários, visando o bem comum e maior harmonia e respeito nos meios, é condição para uma sociedade mais justa, igualitária, respeitosa, democrática, livre...

É como entendo o que a Educação, de um modo geral, inclusive moral e cívica, pode fazer com os elementos de uma sociedade, sempre visando o bem comum, e não apenas os interesses individuais.