DIA NACIONAL DO IDOSO

1° DE OUTUBRO é Dia Nacional do Idoso, que segundo nossa legislação específica (Estatuto do Idoso), começa aos sessenta anos. Há estudos universitários de outros países afirmando que a terceira idade iniciaria aos 58 anos. A expectativa de vida média brasileira é de 76 anos, conforme o IBGE, parece que de 80 anos para mulheres e 73 anos para os homens, mas aqui no Rio Grande do Sul, é de 78 anos, sendo de 74,6 para os homens. De modo que, como estou por fazer 73 anos, fico mais tranquilo. Sem brigar com os números, eu acho que há muita valorização estatística e abundância de palpites e preconceitos nesta área. A diferença maior é se a pessoa tem ou não tem saúde. Sem saúde, o cara pode ser um caco aos quarenta. O resto é loteria existencial. A meu juízo, um sujeito com sessenta ou sessenta e cinco anos ainda é um piá e tem muito que aprender e a produzir. Fico chocado ao ler na mídia alguma notícia referente a “idoso”: às vezes o cidadão é (ou era) um touro de 63, 64 e recebe um tratamento como se tivesse cem anos de idade. Tem dó, estamos no século XXI. Obviamente que um “militante” da terceira idade não pode se dar ao desplante de bancar o vanguardeiro dos trinta e poucos anos, mas o mingau pode muito bem ficar para os noventa anos, se não tiver sorte na carreira. O que vier a ocorrer de repente, inesperadamente, faz parte da “escrita” e eventuais reclamações só numa outra dimensão. Então, neste 1° de outubro, desejo saudar os idosos de direito e de fato, que, mais fortes ou menos, abrilhantam a vida, usufruem o possível e partilham lembranças e afetos.