O dicionário

Morei no mato, andei descalço e passei frio. E casei com o primeiro amor.

Não quis estudar, tinha pavor dos livros, livros de letras pequenas e assuntos sombrios.

Preferia ir para a roça ou lavar roupa no Rio.

Era um lar com irmãos pequenos e muito barulho, assim fui crescendo com meu velho pai a laborar, trabalhar na roça tirar leite das vacas, ferrar os burros, castrar os porcos. Fazia de tudo para não ficar em casa.

Casando muito jovem, distante dos meus fui morar. Tirava as minhas dúvidas com meu professor dicionário, O melhor presente que minha mãe pode me dar.

Todo início de vida é dispendioso precisava inovar, em tacho de cobre emprestado, fazia doces diversos para a renda completar.

Joaquim de Hilário, O primeiro a fazer escambo.

Eu era a vaqueira, a mãe e tinha que multiplicar.

Depois viemos para a cidade para os filhos estudar.

Continuei com os doces levando para José Oliveira barganhar por mercadorias. Daniel e Joãozinho, meus cunhados, também os vendia para nos ajudar. Vendi para outros que não quiseram me pagar.

Depois virei açogueira trabalhava tanto que dá gosto lembrar.

Fazia linguiças e outra iguarias para a freguesia fidelizar.

Vendia por mês, tínhamos MUITOS aliados! Ter aliados é muito bom. Nos ajudou bastante.

Mas aqueles que compraram fiado e não pagaram, são uma treva, estão até hoje na pendência. Será esqueceram?

Meus primogénitos eram um braço forte a me auxiliar.

Com muitos esforços e dedicação, eles, conseguiram se formar.

Depois veio a caçulinha, cuidada pela primogénita e por Betinha, que a mantinha sempre cuidada, eu só precisava amamentar.

Contei com a ajuda da Nilza, Neguinha, Simone, Gilma, Rosane e Ariane ajudantes exemplares.

Agora aposentada, estou brincando com as letras, meu velho dicionário na escrivaninha também se aposentou. Só nos dois sabemos o quanto ele me ensinou.

Meu genro desde que me conheceu, disse que me assemelho A Cora Coralina a poetisa que Goiás Velho nos deu. A batalhadora que subiu a ladeira e mostrou ao mundo que não precisa ser letrada para ser versada.

Helcina Natal
Enviado por Helcina Natal em 16/09/2019
Reeditado em 27/03/2023
Código do texto: T6746486
Classificação de conteúdo: seguro