As faces do engano...

Como podemos descobrir se estamos enganados, ou sendo enganados?

Não é muito simples: é preciso ter uma visão do todo: o tempo mostra os resultados, para que possamos entender o que realmente ajuda, ou atrapalha, as nossas vidas!

E quando olhamos o todo, que o tempo trouxe ao nosso conhecimento, então podemos identificar o que ajudou, ou atrapalhou, a nossa vida, ou a vida de um grupo de pessoas.

Olhando com um olhar mais abrangente: o Brasil e os brasileiros, por exemplo, podemos identificar o que tem ajudado ou atrapalhado nosso pais e nosso povo! Sim, é possível fazer isso, em uma análise crítica sobre o que temos visto, ouvido, vivenciado!

Partindo do entendimento de que "O Homem é fruto do meio", realmente é possível ver que essa premissa é verdadeira, em muitos aspectos.

Senão, vejamos:

- Uma criança que nasceu em lar estruturado, teve educação escolar, religiosa, desenvolveu-se bem profissionalmente, se torna um adulto cujo exemplo trás melhorias em seu meio. É fato!

- Em outra vertente, mais radical para o negativo, observemos uma criança que nasceu sem planejamento, mesmo de uma 'transa' inconsequente, onde nem pai nem mãe tem condições morais e financeiras para esse filho; a criança cresce no meio de violência, desrespeito, desamor, trafico de drogas, prostituição... Que será desse adulto? Se tiver azar, talvez sobreviva até aos trinta, quando então passará a liderar alguma gangue... e então será preso, e trará muita destruição e dor à sua volta... E se tiver sorte: será morto...

São exemplos extremos, para chegar a uma conclusão simples: o problema está no meio em que as pessoas nascem ou vivem!

Inclusive, a solução, também!

Mas o que faz com que pessoas se corrompam diante do poder?

O gozo ilusório do prazer do dominar a qualquer custo? masoquismo? sadomasoquismo? Não receberam educação moral e espiritual suficiente para aprenderem a amar e cuidar? Receberam pouco amor? Ou foram muito mimados? Mas o que é ser muito mimado? Receber tudo o que quer? Não ser contrariado em nada? Ser abandonado pelos pais e deixado nas mãos de empregados?

O que faz os homens serem bons ou maus?

O que faz o homem querer o BEM e rejeitar o MAL?

Podemos ver que a força do exemplo comanda multidões: o mundo precisa de bons exemplos (e de maus, também, para que as pessoas possam ver 'o que não querem para suas vidas': porque "Um dia a casa cai"; e quem produziu espinhos não colherá morangos!)

"Pelos frutos os conhecereis!" (Palavra Bíblica)