Palavra Solta - “Teje preso!...”

Palavra Solta - “Teje preso!...”

*Rangel Alves da Costa

A polícia bateu à porta e logo gritando: “Abra a porta e teje preso!”. Do lado de dentro, uma voz se ouviu: “Eu preso? Tô não. Tejo preso não!...”. A polícia então aumentou o tom: “Tá desafiando a lei, seu cabra? Teje preso sim!”. “Tô não. Tejo preso não. Inté pruquê nada fiz pra ser preso. O que fiz, pode dizer?”. A resposta foi imediata: “Uma grave suspeita, mas que a autoridade decidiu que teje preso. Então teje preso!”. E lá de dentro: “Entonce tá bom, mai num tejo preso não. Primeiro me diga o que fiz de errado. Vá, diga!”. “Deixe de conversar e abra essa porta, sob pena dela ser derrubada!”. “Entonce derrube, mai num tejo preso não. Derrube mermo pruquê já tá em tempo de trocar ela que tá munto veinha, e se derrubar vai ter que me pagar uma novinha em foia!”. “Conversando lorota, seu cabra, abra logo essa porta!”. E o outro dizendo: “Engraçado. Munto engraçado. Eu num fiz nada e vosmicê vem com teje preso. Pruquê num vai dizer assim em Brasília e prender meio mundo de gente. Que eu saiba, é lá que tem ladrão e bandido feito a peste. Pruquê num vai dizer teje preso ao dotô delegado que num paga pensão alimentiça pro seu bando de meninote que tem por aí. Hein?”. Então a polícia perdeu as estribeiras: “O que disse do delegado, repita!”. E o desaforado não deixou barato: “Repito tudim. E me prenda mermo que quano eu tiver na frente do juiz eu vou contar tudim o que sei do dotô delegado!”. E a palavra final da polícia: “Teje solto!”.

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com