O EXEMPLO DOS PAIS

Claro que o exemplo dos pais é importante. Tive sorte, porque meus defeitos e maus exemplos geraram comportamentos bem opostos. Cito exemplificativamente o vício de fumar: meus filhos sempre detestaram cigarro. Mas a doutrinação é relevante, desde que os pais reconheçam, comentem, expliquem seus próprios déficits, para evitar a pregação confusa do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Agi assim, com este espírito, no que concerne aos filhos, jovens parentes, amigos e alunos. Quanto à filha e às mulheres em geral, preocupei-me especialmente em apontar a importância da independência econômica, do estudo, do trabalho e da realização profissional, tão significativos quanto o cultivo adequado da auto-estima, do amor à família, aos parentes e filhos e aos cuidados com o lar. Enfim, não interessa o gênero, é preciso dedicação à evolução cultural e profissional, disciplina, integridade e responsabilidade. O lema maior para todos sempre foi ser justo, solidário, firme, alcançando a felicidade pessoal por méritos e esforço próprios. Mesmo contra o Sistema e a hipocrisia. Ninguém é melhor do que ninguém. A sociedade - mesmo a escola ou o trabalho - não costuma revelar ou exercitar estes valores de modo radical, portanto, é fundamental a atenção dos pais. O mundo mudou muito, a competição gerou o golpe rasteiro e as soluções fáceis; o consumismo estimula, não raro, o desbunde, os maus instintos, angústias e inteligências anêmicas ou padronizadas. O verniz cultural a gente remove com uma ideia forte: pensamentos atrofiados prejudicam a sociedade, tanto quanto emoções mal administradas. Psicopatas, enganadores, ignorantes carismáticos ou mal-amados pululam. É grande o desafio de ser pai nesta era do galope virtual e areias movediças. Houve ocorrências muito graves, horripilantes, na história do homem, talvez o futuro seja melhor, espero. A geração da Segunda Grande Guerra sofreu bem mais naqueles países diretamente envolvidos no conflito desastroso. Seja assim, seja assado, a formação familiar sempre será a base, o resto é difícil prever, tanto no plano do indivíduo, quanto no que respeita ao planeta.