Wimbledon 2019

A Inglaterra faz fronteira com a Escócia e o País de Gales, e ocupa a maior parte da Grã-Bretanha (a maior das ilhas Britânicas), que é separada do continente europeu pelo canal da Mancha e Mar do Norte. O monumento pré-histórico Stonehenge fica na zona rural, e é muito visitado. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra no século XVIII. A Inglaterra (Reino Unido) hoje é a 7ª potência mundial, atrás apenas da França, Índia, Alemanha, Japão, China e Estados Unidos. A Itália é a 8ª, o Brasil a 9ª e o Canadá a 10ª.

Londres é a capital da Inglaterra, e com cerca de 8,1 milhões de habitantes é a terceira cidade mais populosa da Europa, perdendo apenas para Istambul, Turquia, e Moscovo, Rússia. Está situada às margens do rio Tâmisa e é conhecida pelo relógio Big Bang e a Torre de Londres. É um moderno centro multicultural de artes e negócios. É a segunda cidade mais rica do mundo, atrás somente de Nova York.

Os ingleses são os inventores do tênis. Em Londres, entre os dias 1º e 14 de julho do ano em vigor aconteceu o torneio de Wimbledon, 3º Grand Slam da temporada, disputado nas quadras de grama do All England Lawn Tennis And Croquet Club, no bairro de Wimbledon. Foi a edição 52ª da era aberta e 133ª da história. O torneio de Wimbledon é o mais tradicional, e onde os atletas ainda usam uniformes de cor branca. Os (As) vencedores (as) das categorias tornam-se sócios (as) vitalícios (as) do clube, uma honra a mais.

A final do simples feminino foi no sábado (13) entre a americana Serena Williams e a romena Simona Halep. Serena entrou como favorita e buscava o seu 24º título de Grand Slam para se igualar a australiana Margaret Court; mas pareceu estar nervosa, errou muitas devoluções de saques, que é o seu ponto forte, com poucos winners e muitos erros não forçados. Halep estava tranquila e fez o seu meu melhor jogo, como dissera no final da partida. Passeou em quadra, com parciais de 6-2 e 6-2, e conquistou o seu segundo título de Grand Slam.

A decisão do simples masculino aconteceu no domingo (14) entre o suíço Roger Federer e sérvio Novak Dkokovic. Foi um jogo épico, que durou 5 horas e 52 minutos com jogadas espetaculares e muitas emoções. No 5º set, Federer teve 2 matchs points com 40 a 15, mas teve o saque quebrado. Após um empate de 12 games no 5º set, Federer é derrotado no tie break por 7 a 3. Djoko defende o título e conquista o seu 16º Grand Slam e segue em terceiro. Federer continua líder com 20 títulos de Grand Slam. O espanhol Rafael Nadal é o segundo, com 18 Grand Slam conquistados.

Goiânia, Goiás, 15 de julho de 2019

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 15/07/2019
Reeditado em 16/07/2019
Código do texto: T6696650
Classificação de conteúdo: seguro