ASCENÇÃO AO DECLÍNIO
Sala de aula ou octógono, onde o professor fica vulnerável às ações animalescas de alunos que se acham livres para agir como quiser?
O respeito e o carinho ao professor já não é o mesmo que praticávamos e tínhamos (num passado não tão distante que não se possa alcançar com o despertar da memória), principalmente ao contemplarmos os moldes que temos hoje nas salas de aulas, onde ser professor é um contrato de risco, onde sua integridade moral e física pode ser atingida num piscar de olhos, ou num vôo de carteiras em sua direção.
As coisas mudaram, e ai do professor que dê pelo menos um empurrão (mesmo que para se defender da agressão) num desses pseudos alunos. “Sim, pois isso não é atitude de aluno, mas de lutador, de delinqüente que traz de casa a sua fúria, ou do aprendizado de tudo que não presta de um convívio social dilacerado, onde brigas e agressões são presenciadas com freqüência em casa, e onde o sagrado respeito, há tempos, deixou de existir, não fazendo mais parte dessa homogênea aliança familiar”.
De quem é a culpa?
Há de se procurar um culpado nisso tudo? O mundo está entregue as mais traiçoeiras ações inimigas, impetrando nas famílias a onda de ódios e se espalhando por todos os seres habitantes da terra.
Um pai ou uma mãe, hoje, tem dificuldades de educar seus filhos, pois a televisão os educa de forma diferente, expondo suas libertinagens tão visíveis como: uso de drogas, violências, assaltos, prostituições, traições e desrespeitos aos homens e mulheres de bem, jogando por terra todo um principio moral trazido pelos esforços do pai de família para educar os seus filhos.
Segundo estudos referentes à educação comportamental, existem três esferas que estabilizam (ou não) a vida educacional de um aluno, como sendo os pilares principais de sustentação para uma existência humana mais digna e mais respeitosa, a saber:
O LAR, A ESCOLA e A SOCIEDADE
• O LAR:
Que é a primeira fase da educação, onde a criança tem o seu primeiro contato de vida e aprende com os membros de uma família tudo que lhe for passado, pois este absorve com imensa facilidade esses primeiros aprendizados. (mas e como está à situação nesse lar, no tocante ao amor, emprego, renda, alimentação, cultura, informação, etc.?)
• A ESCOLA:
É a segunda fase da vida, onde os primeiros passos para a educação são ofertados, após analisados com responsabilidade por uma equipe treinada, recebendo toda orientação pedagógica de um simples traço a uma prova final de conclusão do curso superior, após ter passado pelo Fundamental I e II, e pelo ensino médio. (E como estão também esses mesmos problemas na casa e na vida do professor, que vivem, não numa sala de aula, mas num campo de batalha no dia a dia com políticas que lhes prejudicam a carreira, o salário, enfim?)
• A SOCIEDADE:
É a terceira fase que, após todo esse processo, abrirá (OU NÃO) as portas para as oportunidades de colocar em prática tudo aquilo que lhe fora passado, pela colaboração prazerosa de um professor, que dedicara parte da sua vida ao ensino e preparação do aluno. (O que a sociedade e os gestores estão fazendo com a política educacional, com as medidas de ações gerenciais que facilitem o bom viver de um povo que só quer desfrutar da vida ao fruto dos seus trabalhos e rendimentos decentes para sustentabilidade social da família?)
Para tudo nessa vida, terá sempre que existir algo ou alguém que seja responsável pelos fracassos, acidente, enchentes, estouros de barragens, acúmulos de presos em celas, (falta e até escassez de abertura de vagas de trabalho), aumento da marginalidade, a falta de religião, a fé como comercio, os fieis como cordeiros obedientes saqueados por muitas igrejas, que na terra, oferecem os paraísos para os desesperançados e tão miseráveis que se agarram a qualquer coisa para tentar ao menos COMER E/OU VIVER COM DIGNIDADE, afinal, prato vazio não inspira o sorriso de um pai de família, que hoje vive e trabalha preocupado com a mesa que está em casa à espera do fruto desse seu labor diário (e isso está fazendo referência a quem tem uma vida economicamente ativa).
A polícia, a política, os governos em si, os falsos profetas, as emissoras de TVs, a liberdade cibernética nas mãos de adolescentes onde tudo podem e tudo fazem (por mais que se vigie), mas eles sentem-se os DONOS da nova geração que se acumula na ignorância alienada de uma falsa liberdade onde as rédeas dos pais, por vezes se partem e estes perdendo o domínio, vê nos noticiários as ações desses jovens que estão se perdendo a cada dia.
De quem é a culpa, quem será o culpado, ou devemos culpar a quem?
Construíram no passado, poucas escolas e muitos presídios e hoje vêem que deveriam ter feito ao contrário, todavia, presídio traz lucros que as escolas não trazem (assim pensaram muitas mentes doentias) e a conseqüência desse pensar, hoje, é o que estamos vivenciando, onde os professores não tem mais segurança, nem para FAZER O QUE? Ensinar e ajudar na formação do caráter do aluno que em breve será um Homem que se tornará no futuro, um colaborador para um mundo mais justo, mais humano e mais educado.
Sim, teoricamente é isso, mas os percalços do caminhar desviam as rotas dos pés e muitos se perdem, para nunca mais se encontrar.
Ameaçar, humilhar, agredir de qualquer forma com gestos e palavras, ou chegar a bater num professor, deveria ter a pena mais severa que a LEI MARIA DA PENHA, OU MESMO A QUE REGE O ESTATUTO DO IDOSO. Sabe por que digo isso? Porque de todas as profissões que existem no mundo, a mais honrosa de todas elas é a de um professor, pois (como já foi dito) antes de se ter qualquer profissão, o ser humano passa pelos ensinamentos de um professor.
Se algo não for feito em caráter de urgência urgentíssima, estaremos a passos largos, caminhando para um verdadeiro caos, onde os MESTRES, ALUNOS, E TODA UMA SOCIEDADE será levada a uma inevitável “ASCENÇÃO AO DECLÍNIO” sócio político e também moral de um país.
Carlos Silva, é poeta, compositor, cantor, Arte educador e Mestre de Culturas populares, sendo o idealizador do Projeto Leve Livros.