INTERATIVIDADE FEMININA

Não vou colocar-me em cena, pois comprometeria possivelmente as considerações que vou tecer - que nada têm de pessoal. Tomemos um tipo imaginário, JOÃO. João não é celebridade e nem se destaca pela beleza. Mas é pessoa simpática, comunicativa, de bom nível e inteligência apreciável. Vamos supor que tenha 500 amigos no FACE. Então, ele viaja a Montevidéu e publica fotos interessantes. Receberá umas 30 curtidas, no máximo. Poderia ser em Munique ou Paris. Se estiver esquiando nos Alpes, talvez um pouco mais. João comparece a uma festa de gala, muito bem trajado, cumprimentando pessoa de projeção. Pode-se calcular que irá receber cerca de 30 curtidas e três ou quatro comentários. Mas João tem ideias próprias e defende o governo ou, então, o combate. Obterá, talvez, número ao redor de 20 curtidas e comentários proporcionais ao poder do aplauso ou apupo que postou. Quando vai a um restaurante com a namorada, publica fotografia, que irá merecer mais ou menos manifestações dependendo da estética do “retrato” ou do ambiente frequentado. Mas, ao invés de JOÃO, vamos, agora, de MARIA. Maria tira uma fotografia em casa, muito bem vestida para um evento e a publica: quase 40 curtidas e seis a oito comentários elogiosos. Maria na praia com o namorado ou marido: por volta de 25 a 30 manifestações. Se a foto for muito boa, 40. Maria amamentando o filho recém nascido, mais de 60 manifestações. Maria andando de patins em Guaporé: 30 manifestações. Maria tirando uma “selfie” com Caetano, Chico ou Gil: 60 curtidas. No caso, Maria tem mais de 40 anos, é simpática, nem feia e nem muito bonita, funcionária pública. Conclusão: as mulheres são muito mais solidárias e interativas do que os homens. Não levem em conta pessoas de alta projeção social ou que exerçam funções proeminentes, muito menos as chamadas celebridades. Os números poderão variar, não a proporção.