SOU DO SECULO PASSADO

"Sou do seculo passado, da catira do reisado, do samba de roda e terreiro.

Do lundu, da capoeira, da moça bela e faceira, caboclo de lança verdadeiro.

Da congada, da ciranda, sou o rei de aruanda nordestino sim senhor

Sou do seculo passado, mas trago um rico legado, sou cabra respeitador"

Facas cortantes, em gritos noturnos, debalde, seriam os sonhos daqueles que seguem, se não houvesse ACREDITANÇA na lida insistente de ser.

Deixamos de ser (ha tempos) aquele povo sofrido, e hoje somos vistos como Heroes da resistência humana, ultrapassando secas, dificuldades e mortes ingratas.

Viajores de um deserto aguado de muita luta, insistente em não curvar-se, em meio a tanta desigualdade social.

Existem lugares bem pertinho de nós, que o Latifundiário, ainda fuma charuto cubano e usa botas coronelistas achando que ainda estamos no seculo XVII.

Mas ainda temos tempo e suingue, num gingado só nosso seguido de liberdade para dançar os nossos folguedos populares (NÃO AO FORROLISTICO APUTALADO EMPURRADO POR UMA MÍDIA IGNORANTE E CAPITALISTA, QUE DESPREZA OS MAIS RICOS VALORES CULTURAIS DA NOSSA GENTE) mas sim ao pé de serra lembrando Gonzagão e o mais recente morador do céu, O Sr. Dominguinhos.

A nossa cultura, não precisa de shortinhos curtos enfiados rego a dentro, para mostrar o nosso valor cultural, onde os chamados "ARTISTAS Esses pornofônicos" fazem da mulher um objeto de desuso como se fosse um "MATERIAL" fora de moda.

Erotismo explicito que chega a fazer alusão ao sexo livre, a bebedeira, e a traição(QUE OS IMBECIS CHAMAM DE GAIA"

O povo aplaude, pois o pão e o circo de outrora, volta com mais força, e o povo embebecidos pelo prazer visual, esquece o social.

Que a ambulância, o Professor, a merenda, o medico, o transporte, a cultura de verdade(AQUELA QUE NOSSOS AVÓS NOS CONTAVAM EM RIMAS CHEIAS DE HISTORIAS OU HISTORIAS CHEIAS DE RIMAS) já não tem tanta importancia, pois daqui a mais um dois meses tem festa de novo, regada a (PUTARIOMOLOGIA) que ajuntará todo povo outra vez.

Temo 2014: Ano de copa, de promessas PALANCAIS de ávidos e inflamados candidatos que ainda sobrevivem as custas daqueles citados um dia pelo Jornalista e escritor Euclides da Cunha: Se somos realmente A CIMA DE TUDO UM FORTE, porque enfraquecemos nossas lutas, e nossas condutas morais?

Porque abandonamos o campo, a lavoura, o sertão, o aboio, a trova, a poesia, o cordel, as historias de assombração, as lavadeiras, as novenas, as ladainhas,o folclore?

Tem cidades que tem hinos, compostos por esquecidos compositores, e que nem todos sabem canta-lo. O Arrocha, a Pisadinha, O Funk, O pagode é muito mais interessante do que a nossa historia?

Os hinos, Nacional, Estadual e Municipal precisa ser cantado nas Escolas para que nossa futura geração, não venha achar que a vida, é apenas um momento REBOLATIVO.

Viva a poesia popular.

O Cantador

O Cordelista

O Livreiro

O Rabequeiro

O Artesão

O Contador de historias

O Maracatu Rural e o Virado

O Boi

A Catira

A marujada

O Congo

O Baião

O Xaxado

O Xote

O Cururu

O Reisado

Viva Jackson, Gonzaga, Dominguinhos,Abdias, Marinês, Amazan, Gerson Filho, Josa vaqueiro do Sertão,Alcimar Monteiro,Jorge de Altinho,Vavá Machado e Marcolino,Negão dos 8 baixos, Lindu, Cobrinha e coroné, Pinduca, Vital Farias, Xangai, Geraldo Azevedo, Alceu Valença,Cartola, Pinxiguinha, Caetano, Moraes Moreira, Pepeu Gomes,Paulinho Boca de Cantor, Wilson Aragão, Carlos Silva, Vidal Franca,Nininho Tomaz, Raul Seixas, Valdir Serrão, Orlando Silva, Valdick Soriano, João Bá, Décio Marques, Vidal França, Taiguara...

E viva viva viva tantos outros que daria 500 paginas para escrever

Ouça mais a cultura popular, ajude-nos divulga-la e enriquecer nosso conhecimento.

CARLOS SILVA

www.bandasdegaragem.uol.com.br/carlossilvacantador

Sendo eu, a minha propria midia, deixo aqui registrado onde voce poderá ouvir o meu trabalho.

CARLOS SILVA POETA CANTADOR
Enviado por CARLOS SILVA POETA CANTADOR em 23/05/2019
Reeditado em 23/05/2019
Código do texto: T6654283
Classificação de conteúdo: seguro