VISÃO COSMOPOLITA

"NADA é apenas o que parece;

Não existem problemas sem solução;

É só uma questão de equacionar;

No final, é tudo uma questão

de lógica matemática; raciocinar!"

Numa visão cosmopolita, têm-se a certeza de um caos gigantesco instalado, onde alguma solução plausível, aparentemente, desaparece do raciocínio dos cidadãos, que vivem essa realidade de transtornos dos mais variados, desde trânsito excessivo, a não poder andar à noite, por conta da violência, pois até durante o dia o crime circula.

Porém, se olharmos as várias realidades existentes em nosso país, essa visão problemática não é uma regra geral. O caos não está instalado em todas as cidades do país brasileiro.

O que dá essa sensação de problema indissolúvel e sem grandes perspectivas para o futuro, com certeza é gerado pelo estresse que está a se viver nos grandes centros, onde as pessoas, escurecidas de visão mais ampla, se vinculam aos problemas daquela sociedade sobrecarregada e, diante disso, vê-se afundando junto a tudo o que se afunda, aparentemente, à sua volta.

Realmente o tempo de dores é uma realidade. Senão não haveria tantos problemas emocionais que estão a atingir os homens/civilização humana. Um mal necessário eu diria, isso de sentir dor. Porque entendo que é através dos nossos problemas, que aprendemos a respeitar a dor dos outros.

O caos instalado, principalmente nas grandes cidades, com a corrupção como grande ponto de desequilíbrio, também é um mal necessário. Melhor explicando, o mal necessário é o caos, não a corrupção. Ela, a corrupção, foi o ponto culminante para ocasionar o caos.

E se olharmos agora para o caos gerado nos meios sociais, devido não somente à corrupção, mas como fruto dela, também a má gestão do dinheiro público, nota-se que a sociedade passou a se movimentar num sentido de desconforto, de incômodo, de modo que, retirada de seu ****, passa então a buscar soluções, mesmo que paliativas ou provisórias, para seus problemas pessoais, gerados pelo caos, que como já dito, trás o desequilíbrio no desenvolvimento da sociedade, que passa a sofrer coletivamente.

A História da Humanidade nos mostra que os caos gerados devidos à injustiça social, com abuso dos direitos dos cidadãos, dentro de qualquer sociedade de renome, como o Egito ou Roma, por exemplo, trouxe a queda dessas civilizações, pois quando a sociedade se vê acuada ela sai de seu 'lugar de conforto' e isso faz com que ela passe a '‘reagir’' buscando a solução, o equilíbrio que necessita para sua vivência cotidiana.

Sem maiores delongas, olhando de fora do problema, é possível ver que se melhor forem distribuídas as pessoas, dentro do sistema urbano brasileiro, poderá ocorrer um início de redirecionamento solucionista ao caos existente. Porque onde tem muita gente, tem menos oportunidade para tudo. Trazer as pessoas para outras realidades, como morar em pequenas cidades existentes no país, onde a renda talvez seja menor, porém a qualidade de vida pode vir a ser melhor e as despesas também costumam ser menores, seria uma ação importante para gerar oportunidades de melhoria social ao sistema cosmopolita existente hoje, nas grandes cidades de nosso país.

Essa, uma visão de quem já morou na grande cidade de São Paulo, onde tudo era longe e difícil de conseguir, como trabalho e estudo, por exemplo. E com a mudança para uma cidade pequena, num lugar remoto, aconteceram oportunidades inimagináveis, inclusive quanto a cursar nível superior e alcançar independência financeira, podendo ter uma aposentadoria com qualidade e conforto. Um lugar onde o acesso as mais variadas fontes de comunicações existem com qualidade suficiente às necessidades dos cidadãos. E onde pode-se ter uma vida com boa segurança, pois os órgãos de segurança funcionam com qualidade. E essa conclusão não é apenas uma opinião. Mas sim, e mesmo, uma constatação.