ACEITAÇÃO

A vida é mais difícil para os inconformados. Se você nasceu negro, não adianta adotar expedientes para branquear; se nasceu branco, os banhos de luz e o sol em excesso favorecem mais o câncer de pele do que o escurecimento da pele. Cada um no seu quadrado. Se você nasceu burro, a erudição e a experiência poderão compensar e, inclusive, melhorar o desenvolvimento das suas ideias, mas não exagere, pois será sempre limitado. Em compensação, nunca estará só, os companheiros são em grande número e, se tiver nascido com o dom da esperteza, poderá dominar o mundo. Se você for grosso, o passar do tempo poderá ajudar no refino, mas a genética é invariavelmente mais forte. Não se preocupe, a parceria é grande e figuras de grande importância fornecem exemplos quotidianos. As pessoas não podem melhorar, evoluir? Podem, sim, mas precisam iniciar pela aceitação. Humildade e autocrítica são distintivos raros, ainda que muito alardeados. É difícil vencer a barreira da vaidade e do individualismo cego. Quando uma mulher muito feia e chata acredita que é uma deusa, fica até desumano contestar. E quando aquele mau-caráter, ignorante e grosseiro torna-se relativamente bem sucedido na vida econômica, profissional ou política, contrariá-lo é briga certa. Quantas figuras históricas tiveram poder e sucesso com a mente desarranjada? Por outro lado, é necessário dizer que os inteligentes não têm, em si, qualquer mérito. Não foram poucos os que se acovardaram e sucumbiram miseravelmente na história. Prefiro um esforçado honesto a um inteligente servil, muito débil ou ganancioso. A conclusão a que chego é de que não importa tanto a sua qualidade ou condição natural, o seu dom ou sua eventual deficiência, mas o grau de autoconsciência, o esforço e a disposição de evoluir e integrar-se positivamente. Por isto, costumo evitar “medalhões” em qualquer disciplina ou atividade, assim como desconfio, em geral, de políticos, empresários, juristas e economistas da hora. Poucos me surpreendem. Para concluir, mulher bonita não é aquela “boa de espelho”, mas a que gosta de ti. O resto é fantasia.