Exposição de Tarsila do Amaral atrai milhares de visitantes ao MASP – Blog  | Esquema Imóveis
(O Brasil Popular de Tarsila do Amaral. Imagem do Google)

Aplausos à Tarsila
 
A Semana de Arte Moderna de 1922  revelou ao país uma renovação nas artes. Busca da linguagem coloquial brasileira, quebra das convenções de versificação, verso livre, sem rima, mais coerente com os escritos dos poetas dessa fase. Temas do cotidiano também eram comuns, misturavam-se os temas inesperados aos tradicionais. 
São inúmeras as obras desses autores de todas as fases do Modernismo, algumas releio, outras não conheço. 
 Durante os últimos semestes do  período universitário, nos anos 80, encontrava-me lecionando para seis turmas de Segundo Grau, atual Ensino Médio . Uma decisão impensada ocorreu no campus da Universidade, numa conversa informal com uma aluna de outro curso, indagando-me se eu poderia substituir uma professora de Português em uma determinada escola da grande BH,  e já teria que me apresentar no outro dia, às sete horas da matina.
As  madrugadas eram de estudo horas a fio , caberia a mim    explicar sobre o Modernismo àqueles que foram meus primeiros alunos , certamente aprendia ali, interagindo com eles, e como ainda precisaria conhecer, essa seria outra história.
O objetivo desse  conto, melhor dizendo, crônica,( fica a critério do leitor)  é compartilhar uma matéria de ontem na "Folha de São Paulo", sobre a venda da tela "A Lua" (1928)  de Tarsila do Amaral, para o Museu de Arte Moderna de Nova York por vinte milhões de dólares, reacendendo o debate sobre a capacidade das instituições nacionais em manter o nosso patrimônio artístico e cultural,   em especial obras pertencentes ao modernismo brasileiro, onde há uma revalorização no mercado internacional. Há controvérsias em relação à venda, alguns dizem que a aquisição deve ser brindada, pois é um museu com uma das melhores coleções de arte moderna do mundo.  Embora ciente da  realidade cultural  que por  ora tanto nos aflige , gostaria que ficasse conosco, essa bela pintura da nossa Tarsila do Amaral.
Abaporu, uma tela pintada a óleo em 1928, para ser oferecida ao seu então marido, Oswald de Andrade, encontra-se no Museu de Arte Latino-Americana, de Buenos Aires.
"Los hermanos afortunados..."
Rosa Alves
Enviado por Rosa Alves em 23/04/2019
Reeditado em 18/04/2021
Código do texto: T6630769
Classificação de conteúdo: seguro