A felicidade é individual

É difícil descrever a felicidade, que é um sentimento individual, um estado de espírito e de satisfação pessoal. A felicidade de alguém pode não ser a sua nem a minha!

Gosto não se discute, cada um tem o seu. Ninguém é obrigado a gostar da mesma fruta. Há muitas frutas com diferentes sabores, ou muitas opções. O livre-arbítrio (ou direito de escolher) é um direito de cada um. Por isso, temos que respeitar todos os gostos e opções.

O mundo é muito grande, há espaço para todo mundo. Todo mundo tem o direito de ficar no Sol ou na sombra. Cada pessoa é um mundo de pensamentos e visões diferentes. Ninguém pensa igual, escreve igual ou fala igual. A evolução de nossas ideias é o mais importante.

Dentro de nossa família ou sociedade devemo-nos comportar educadamente. Devemos respeitar todas as opiniões, porque ninguém é dono da verdade. Nossas opiniões não são absolutas, mudam conforme as circunstâncias do momento. São muitos os caminhos que nos levam ao sucesso, assim como são muitos os que nos levam à ruína.

Não devemos julgar uma árvore que ainda não deu frutos. Temos que esperar pelo resultado bom ou ruim, para termos uma conclusão. Há tempo para plantar e colher, assim como há tempo para amadurecer. O mundo e o tempo são as nossas melhores escolas.

Não podemos descrever a felicidade de alguém, mas podemos dizer pelas emoções e reações se esse alguém é feliz ou não. Uma pessoa feliz tem um brilho no olhar, é cheia de vida e esperança; enquanto que uma pessoa triste tem um olhar apagado, é carrancuda e pessimista.

No meu entender, não podemos comprar a felicidade que é um prêmio por merecimento e que só vem com o tempo. Entendo ainda que para sermos felizes precisamos ter Deus em nossos corações, ou termos uma boa religião que nos ensine a amar o próximo como a nós mesmos. Pois o egoísmo e a arrogância nos levam à infelicidade.

Goiânia – GO., 03 de abril de 2019

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 03/04/2019
Reeditado em 03/04/2019
Código do texto: T6614632
Classificação de conteúdo: seguro