Indian Wells e o tênis

Indian Wells é uma pequena cidade do estado americano da Califórnia, no condado de Riverside, com uma população em torno de 5 mil habitantes. E está localizada num vale no deserto de Mojave, sendo um Oásis com lindas casas, lindo lagos e palmeiras típicas da região, e tem como pano de fundo a oeste as montanhas de Santa Rosa, com tons avermelhados.

A cidade de Indian Wells está distante 199,1 km de Los Angeles e 197,5 de San Diego, ou apenas 2 horas de carro. É uma cidade voltada para o turismo, com boas acomodações hoteleiras, resorts, shopping centers, bons restaurantes e eventos musicais. É também voltada para o esporte de elite, como o golfe e o tênis. É uma cidade que eu gostaria de visitar e até de morar.

Entre os dias 4 e 17 de março do ano em vigor a cidade foi palco do torneio de tênis BNP Paribas Open, com os circuitos Master 1000 da ATP (masculino) e Premiere da WTA (feminino), considerado o maior evento do tênis profissional, ficando atrás em premiação e quantidade de público para os quatro Grand Slams : Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. O BNP Paribas ainda contém o segundo maior estádio do mundo, o Indian Wells Tennis Garden, com capacidade para 16.100 pessoas, perdendo apenas para o Arthur Ashe Stadiun, em Nova York, que comporta 22.547 espectadores.

Nas duplas masculinas, o brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot chegaram à final, mas perderam para a dupla composta pelo argentino Horacio Zeballos e o croata Nicola Mektic por 2 sets a 1, com parciais 4-6, 6-4 e 10-3. No simples feminino, a campeã foi a canadense Bianca Andreescu de apenas 18 anos, que superou a experiente alemã Angelique Kerber por 2 sets a 1, parciais de 4-6, 6-3 e 4-6. E no simples masculino, a decisão foi entre o suíço Roger Federer (38) e o austríaco Dominic Thiem (25). Thiem com muita luta superou o veterano e melhor tenista da história por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-3 e 7-5, conquistando assim o seu primeiro título de Master 1000, sendo que foi vice por duas vezes.

O tênis assim como em outras categorias do esporte está sempre em evolução, assim sendo os jogadores mais velhos precisam se reinventar tática e tecnicamente para continuar vencedores. Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, os maiores tenistas da história em atividade tiveram que se reinventar por não ter o mesmo vigor físico e mental e continuarem conquistando títulos. Por outro lado, os tenistas da nova geração já não são mais promessas e mesmo sem o amadurecimento vêm conquistando alguns títulos e se firmando no ranking mundial. Vale ressaltar que a número 1 do ranking da WTA é uma jovem de apenas 21 anos, a japonesa Naomi Osaka.

Goiânia – GO., 22 de março de 2019

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 23/03/2019
Reeditado em 28/03/2019
Código do texto: T6605329
Classificação de conteúdo: seguro