Murmúrios de Uma Árvore [revisado]

Sou uma árvore. Nem sempre fui assim. Já fui um homem de carne e osso. Mas agora, eu sou uma árvore. Não sei direito como aconteceu. Certa noite - madrugada, para ser exato- eu estava perambulando pela rua, vindo de uma festa que tinha sido um saco. Eu estava ali para fugir da minha mulher, não aguentava mais as nossas brigas e as reclamações dela, que hoje vejo como justas, a maioria por causa de nossas crescentes dívidas. Meu salário não estava sendo suficiente para nos manter e já tínhamos nosso segundo filho pronto para despontar. Sei que não foi certo, sair à noite e deixar minha mulher e meu primogênito sozinhos em casa, para gastar dinheiro que não tínhamos, mesmo assim eu fui. Bebi, curti, fiquei com outras mulheres, mas quando a festa estava no seu auge, me bateu uma tremenda melancolia. Senti-me mal por estar fazendo aquilo com a mulher a quem prometi ficar até o fim de nossas vidas, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, enfim, dentre outras promessas difíceis para um humano como eu cumprir. Saí imediatamente e fui caminhar de volta para casa. Quando cheguei a esta esquina, em que me encontro agora, resolvi parar um pouco para pensar na vida, esfriar a cabeça. Sentei-me e pronto, nunca mais me levantei. Criei raízes imediatamente e quando dei por mim já era uma espaçosa árvore.

Não tenho olhos, nem ouvidos, mas posso ver e ouvir tudo que acontece ao meu redor, mais até do que quando era gente. Este passou a ser meu maior consolo. Não posso me mexer, a não ser quando vem um vento forte e balança os meus galhos, arranca algumas de minhas folhas, até é divertido. No começo foi chato, ter que ficar parado no mesmo lugar, ver os dias nascerem e morrerem infinitas vezes, mas hoje sei que não é tão ruim assim, só os cachorros que me usam como urinol continuam sendo insuportáveis, mas a companhia dos pássaros os compensa. De vez em quando aparece alguém de bom coração para conversar comigo, me pedir conselhos, embora eu não possa os responder, obviamente. Já vi muita coisa acontecer nas minhas sombras e tenho histórias para mais de mil livros, apesar de também não poder escrevê-las. Queria ao menos poder falar para contar a alguém tudo o que eu aprendi, mas isso é impossível, até porque se alguém parasse para ouvir o que uma árvore tem a dizer iriam julgá-lo maluco. Não iriam?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

“Se você não gosta de onde está, mova-se, você não é uma árvore.”

– Jim John

Thiago W Flores
Enviado por Thiago W Flores em 20/03/2019
Reeditado em 22/03/2019
Código do texto: T6603209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.