Rio Open 2019

No dia 18 de janeiro do corrente ano, na sede da Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura, em Paris, foi anunciada a cidade do Rio de Janeiro como cidade-sede do 27º Congresso Mundial de Arquitetos que acontecerá entre os dias 19 e 26 de julho de 2020, a ser promovido pela União Internacional de Arquitetos – UIA. O Rio concorreu com Paris (França) e Melbourne (Austrália). A partir deste evento que acontece a cada 03 anos toda cidade-sede receberá o título de Capital Mundial da Arquitetura.

O Cristo Redentor e o Museu do Amanhã contribuíram para a escolha do Rio como a primeira Capital Mundial da Arquitetura. Durante o evento, arquitetos e urbanistas de todo o mundo discutirão temas relacionados ao planejamento urbano, cultura, mobilidade, obras públicas e construção de cidades inclusivas. A expectativa é que 25 pessoas compareçam no Congresso da UIA.

O Rio de Janeiro também foi sede da 6ª edição do ATP 500 Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, que aconteceu entre os dias 18 e 24 de fevereiro de 2019, realizado pelo Jockey Club Brasileiro, que contou com a participação de 04 tenistas top 20; vieram o austríaco Dominic Thiem 8º, os italianos Fabio Fognini 13º e Marco Cecchinato 16º e o argentino Diego Schwartzman 19º. A Quadra Central que leva o nome do tenista Guga Kuerten tem capacidade para 6.200 espectadores. E cerca de 50 mil pessoas compareceram ao evento.

Os únicos brasileiros que participaram diretamente da chave simples foram Thiago Monteiro, por ser número 1 do Brasil e 126º do ranking da ATP e Thiago Wild, convidado por ter ganhado em novembro do ano passado o torneio Maria Ester Bueno Cup. Tomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva foram eliminados no qualifyings, mas foram convidados para chave de duplas masculinas. Desde 2014 o Rio Open homenageia uma lenda do tênis brasileiro. O homenageado deste ano foi o técnico Larri Passos responsável por conduzir o Guga Kuerten ao posto de número 01 do mundo.

Tomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva chegaram à final contra o chileno Nicolás Jarry e o argentino Máximo González, mas perderam deixando de conquistar o primeiro título de duplas no Rio Open para o Brasil. Na chave de simples o sérvio laslo Djere, 23 anos, núm. 90 do ranking mundial derrotou a sensação canadense Felix Auger-Aliassime, 18 anos, núm. 104 do mundo, e conquistou um ATP-500 pela primeira vez. O sérvio por sua técnica e solidez no fundo de quadra mostrou-se ser um bom aluno do compatriota Novak Djokovic, número 01 do ranking mundial. E com apenas 23 anos ainda tem muito o que mostrar assim como o derrotado Felix Auger-Aliassime.

Goiânia – GO., 24 de fevereiro de 2019

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 25/02/2019
Reeditado em 12/03/2019
Código do texto: T6583647
Classificação de conteúdo: seguro