Acidentes são evitáveis

Ultimamente tem acontecido muitos acidentes e tragédias no Brasil e no mundo afora, como quedas de aviões e edifícios, choque e descarrilamento de trens, terremotos, desabamentos e enchentes. Muitas pessoas têm perdido a vida sem tempo de despedir de seus parentes, e muitas ainda têm ficado com sequelas físicas e morais impedidas de progredir na vida.

Uma coisa é certa, acidentes e tragédias não acontecem por acaso, há sempre um motivo como falhas humanas, mecânicas e até mesmo de previsão. Enfim, muitos acidentes poderiam ser evitados se tivéssemos tido agido com cautela ou seguido as normas de segurança. No trânsito, por exemplo, se dirigirmos devagar e obedecermos aos sinais de trânsito, dificilmente nos envolveríamos em acidentes.

Alguns acidentes são inevitáveis, como estarmos em uma casa e sermos atingidos por uma bala perdida ou até mesmo um avião cair e pegar fogo. Também corremos o risco de estarmos andando na rua e cair um meteorito em nossa cabeça. Mas acidentes assim são raros, é como acertarmos todas as dezenas de uma loteria.

O certo é que a maioria dos acidentes acontece devido ao nosso estresse, que afeta a nossa reflexão e locomoção. Agora o estresse não acontece por acaso, acontece devido a nossa vida desregrada que causa esgotamento físico e emocional; enfim, precisamos de nos alimentar bem, dormir bem e até termos uma boa religião que nos faça refletir e descansar nosso espírito.

Quanto aos acidentes causados a terceiros, muitos são causados por negligência devido a interesses financeiros, burocracia e até mesmo por falta de amor ao próximo. São exemplos os recentes acidentes ou tragédias, como o rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, onde mais de 150 pessoas estão desaparecidas e foram resgatados mais de 150 corpos; e o incêndio no centro de treinamento conhecido por Ninho do Urubu do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro, que ceifou a vida de 10 adolescentes e causou ferimentos em 03.

Eu mesmo já sofri alguns acidentes que deixaram algumas marcas pelo corpo e emocionais. Um acidente que me marcou aconteceu em 2008 quando da construção da casa onde moro, quando por um milagre não fiquei cego de um olho. Estava segurando um portal para o outro pedreiro bater um prego, que espirrou e atingiu meu olho esquerdo. Passei por uma cirurgia e levei três pontos. O médico oftalmologista disse-me que um excesso de gordura amorteceu o prego. Acho que foi a cabeça do prego que atingiu o meu olho e não ponta, por isso não foi vazado. A culpa foi minha por não usar óculos de proteção. Desde então passei a refletir mais sobre a vida e a escrever frases filosóficas.

Muitas pessoas têm se livrado de morrer em acidentes orando ou rezando a Deus. Uma das vítimas sobreviventes da tragédia de Brumadinho, relatou que estava em uma camionete sendo levada pela lama quando lembrou de orar o "pai nosso" e a mesma foi parar em uma ribanceira, e que ainda conseguiu salvar dois colegas. Muitos acidentes vêm para tirar nossas vidas, levar entes queridos e até para nos ensinar. A verdade é que, muitos acidentes podem ser inevitáveis, se tivermos preparados e na presença de Deus.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 09/02/2019
Reeditado em 13/02/2019
Código do texto: T6570618
Classificação de conteúdo: seguro