Australian Open 2019

O tênis é um esporte oriundo da Inglaterra, do século XIX, que se pratica individualmente ou em dupla, com o uso de uma raquete, uma bolinha felpuda e uma rede, numa quadra de cimento, grama ou saibro. É um esporte que requer muita tática e disciplina. No universo do tênis existem 04 Grand Slams, que são os torneios mais tradicionais e com maiores premiações. O ganhador ou ganhadora de um Grand Slam ainda soma 2000 pontos no ranking. Os 04 Grand Slams são: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

Entre os dias 14 e 27 de janeiro foi realizado o primeiro Grand Slam da temporada de 2019, o Australian Open, no Melbourne Park, em Melbourne, Austrália. Melbourne é uma cidade com mais de 4 milhões de habitantes, é a capital do estado de Vitória, Austrália, está localizada no sudeste do país, na baía de Port Phillip, é muito linda e arborizada, é segunda mais populosa da Austrália, depois de Sydney, capital do país; é ainda a segunda cidade com a melhor qualidade de vida no mundo, perdendo apenas para Viena, capital da Áustria.

Na categoria simples masculina, nossos representantes que passaram pelo qualifying mais uma vez decepcionaram. Thiago Monteiro, número 1 do país e 123º do mundo, perdeu; Rogério Dutra Silva, nº 165º, foi eliminado; e Thomaz Bellucci, 241º, não se classificou. Na categoria simples feminina, a paulista Beatriz Haddad Maia, Bia, número 195º do ranking da WTA, passou pelo qualificatório com três vitórias, mais foi derrotada na 2ª rodada pela alemã Angelique Kerber. Nas duplas masculinas não tivemos êxito. E nas duplas mista, o mineiro Bruno Soares e a estadunidense Nicole Melichar, perderam nas quartas de final.

A romena Simona Halep, número 1 do mundo, nas oitavas de final perdeu para a norte-americana Serena Williams, ex-número 1 do mundo e que está se recuperando após ser mãe; a alemã Angelique Kerber, número 2, nas oitavas de final perdeu para a norte-americana Danielle Collins. Um jogo que marcou foi o duelo entre a americana Serena Williams e a theca Karolina Pliskova pelas quartas de final. O jogo estava empatado, e Serena vencia o segundo set por 5 a 2 e sacava para fechar o jogo em 40 a 0, não conseguiu, pisou em falso, quase caiu, ficou insegura com o pé esquerdo, perdeu os 5 games seguintes e o jogo, com parciais 4/6, 6/4 e 5/7. Outra surpresa, foi a derrota nas oitavas de final do suíço Roger Federer, número 3 e maior nome do tênis, para o grego Stefanos Tsitsipas, 20 anos e número 16, por 3 sets a 1.

Na final feminina simples, a japonesa Naomi Osaka, 21 anos, venceu a theca Petra Kvitova por 2 sets a 1, com parciais 7/6, 5/7 e 6/4 e se tornou campeã e primeira do ranking da WTA. É a segunda conquista seguida de Grand Slam de Naomi, que teve uma ascensão meteórica e não é mais uma promessa. Kvtova subiu para a 2ª posição no ranking, e também tem uma história de superação em que quase encerrou a carreira ao ter o braço esquerdo e mão esquerda feridos por uma faca durante um assalto à sua residência.

A final masculina simples foi entre o espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo, e o sérvio Novak Djokovic, número 1 do ranking. Ambos são exemplos de superação; pois passaram por problemas físicos e técnicos, caíram no ranking, mas se aprimoraram com novas técnicas e voltaram a vencer. Desta vez foi um jogo fácil para Djoko que venceu por 3 sets a 0, com parciais 6/3, 6/2 e 6/3, e que cometeu menos erros não forçados e fez mais winners. Djoko se tornou o maior campeão do torneio com 7 títulos e chegou a 15 títulos de Grand Slam, atrás apenas de Nadal, com 17 e Federer, com 20. A luta está mais acirrada, com certeza.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 27/01/2019
Reeditado em 28/01/2019
Código do texto: T6561055
Classificação de conteúdo: seguro