DE SOLUÇÕES ANTIGAS A PROBLEMAS MODERNOS

DE SOLUÇÕES ANTIGAS A PROBLEMAS MODERNOS 080.119

O Notável Mundo moderno em que hoje vivemos envolve-nos de soluções e de problemas.

A solução surge para resolver uma questão que aflige aquele que a engendra ou alguém de seu grupo social.

Quando uma idéia se materializa tem-se, a seguir, um novo caminho aberto à passagem de quem quer que queira trilhá-lo.

A partir da abertura desta nova senda, mesmo aqueles totalmente alheios ao processo de sua abertura, nada havendo a impedi-los, por ela transitarão livremente.

Ilustre-se isso com a breve história da Roda.

Este poderoso elemento mecânico, ontem sob a forma de troncos roliços sobre os quais deslizavam gigantescos blocos de pedra, auxiliou na construção das Pirâmides do Egito.

Hoje, a roda está configurada sob formas mais sofisticadas, empregando as tecnologias disponíveis e, sobretudo, vestida de pneus de borracha, que aumentam sua aderência ao solo, a tornam mais leve, em função do ar comprimido que os enche, ao invés de ser pesadamente maciça. Assim, os pneus amortecem impactos imprimidos pelas oscilações do pavimento nem sempre homogêneo. Isto reduz o nível de ruídos provocados pelo seu giro e pode levar seu usuário a velocidades inacreditáveis, de vez que, traspassada por um eixo-motor, gira alinhada com sua parceira dianteira (rodas de moto) ou ao lado de sua parceira lateral, ambas precedidas de outro par semelhante, este, geralmente, sem força motriz (rodas de auto com tração traseira!).

Estas duas concepções básicas de equilíbrio e de sustentação podem, naturalmente, ser conduzidas por uma única cabeça, inclusive de forma absurdamente simultânea e em grave afronta à segurança e à prudência.

É justamente neste instante que o ciclista, ou o motociclista, o motorista ou o piloto, tendo às mãos e aos pés diferentes tipos de veículos para transportá-los ao longo da via (rua, viela, avenida, alameda, autopista, estrada esburacada, picada, barranco...) aberta por uma redonda solução milenar -, de repente, seja por incompetência, inépcia, imperícia, inabilidade, ignorância ou desconhecimento, seja por destreza excessiva, estupidez, falha humana e/ou mecânica, podem desembocar num problema ou em diversos problemas concomitantes...

Então, é bem por esse atalho que a saída vira entrada!

Sorocaba, aos oito dias do mês de janeiro de 2019.