Expectativa na política

Hoje, 1º de janeiro de 2019, é feriado nacional, comemoramos a chegada de mais um ano. Um novo ciclo se inicia em nossas vidas, novas perspectivas. É tempo de esperanças e de novas conquistas. Temos que ir à luta, porque o tempo não para.

Hoje é também um dia importante para a nossa política, pois vão tomar posse os candidatos políticos eleitos na última eleição ocorrida em 2018 para os cargos de deputados federais, estaduais, distritais, senadores, governadores e presidente da República.

Diferente das eleições anteriores foi uma eleição de renovação, em que mais de 50% dos candidatos não conseguiram a reeleição. O motivo, pelo visto, foi o envolvimento de muitos na Operação Lava Jato, esquema de corrupção e lavagem de dinheiro desvendado pela Polícia Federal.

O futuro político de nosso país é uma incógnita, pois muitos são eleitos pela primeira vez, sem experiência parlamentar e administrativa. Sem contar que muitos são originários de partidos pequenos e que usaram a internet (redes sociais) para se elegerem. Uma nova forma de se fazer política em nosso país.

A nossa maior expectativa é em torno do presidente eleito Jair Messias Bolsonaro (PSL) que também veio de um partido pequeno, de pouca representatividade, e que também usou as redes sociais para se eleger. A desvantagem de pertencer a um partido pequeno é a falta de apoio político na aprovação de suas medidas. A grande quantidade de partidos também é um empecilho para a governabilidade.

Mas o presidente eleito está convicto de que é necessário um novo estilo de se fazer política em nosso país, sem o tradicional “toma lá dá cá”, ou seja, o de não trocar cargos por apoios políticos. Contudo, terá que concentrar as suas negociações com as bancadas temáticas ao invés das bancadas partidárias. O certo é que a fórmula de qualquer governo para dar certo é a transparência e honestidade. Enfim, o que esperamos dos nossos novos governantes.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 01/01/2019
Reeditado em 08/01/2019
Código do texto: T6540257
Classificação de conteúdo: seguro